null Metas SMART: descubra a ferramenta que te ajuda a atingir objetivos

02/06/2021 10:39

Guardar dinheiro, emagrecer, ler mais livros, aprender inglês, começar um negócio próprio… Todo brasileiro que se preze carrega uma lista de resoluções de ano novo na cabeça. O problema é que tirar a vontade de mudança do papel costuma ser mais complicado do que parece. Um estudo da Universidade de Scranton, nos EUA, estimou em apenas 8% o número de pessoas que consegue de fato levar adiante suas promessas, fazendo com que, para a maioria, certos desejos se repitam ano a ano. Para mudar este cenário desanimador, uma boa pedida é investir no método SMART.

SMART é um acrônimo que define as características que nossas metas precisam ter para se aumentar as chances de que deem certo. A metodologia ajuda a definir expectativas claras e objetivas ​​para potencializar sua probabilidade de alcançá-lasA ideia é deixar de lado resoluções vagas e criar, em seu lugar, trajetórias em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa de como atingir a meta. Afinal, como disse Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”.

Toda meta pode ser trabalhada por meio da metodologia SMART. Cada letra da sigla identifica um componente essencial para se conseguir alcançar objetivos estratégicos e transformar em realidade seus sonhos. São eles: (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Agora, vamos conhecer em detalhes cada um destes passos.

 

S = Específico (Specific)

Antes de se colocar em prática qualquer meta é preciso estabelecer objetivos claros e específicos, fugindo das generalidades. Determinar como meta “trocar de carro” é um exemplo clássico de falta de especificidade. O segredo nesta fase é detalhar seu plano, respondendo a perguntas como: por que preciso trocar de carro? Que carro quero comprar? Por que escolhi este modelo? Que ganhos vou ter com esta aquisição? Vou parcelar ou comprar à vista? Em quanto tempo pretendo alcançar este objetivo?

 

M = Mensurável (Measurable)

Boa meta é aquela que é capaz de ser medida, pois o que não se pode aferir não pode ser chamado de estratégia. Por isso, é essencial que sua meta seja mensurável para que você possa acompanhar o alcance de suas ações e seu desempenho. Coletar e monitorar dados, usando sempre números, irá mantê-lo responsável por seu progresso em direção à meta. Por exemplo, se seu objetivo for aumentar as vendas de seu negócio em 20% este ano, tem de ser capaz de medir o crescimento mensal e avaliar se este está de acordo com seu prazo. Somente assim é possível se adequar ao panorama em tempo real.

 

A = Atingível (Attainable)

Certifique-se sempre de que sua meta é atingível, do contrário não será um plano inteligente e só servirá para causar frustração. Esta etapa é fundamental, pois influencia direto na motivação para se seguir adiante. Por exemplo: se você precisa de R$ 150 mil para abrir um negócio e só consegue juntar R$ 5 mil por mês, naturalmente não vai conseguir seu objetivo no prazo de um ano. Este é o típico caso em que o objetivo esperado não é realizável no espaço de tempo determinado. Objetivos atingíveis são aqueles que podem ser alcançados com os recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis para você.

 

R = Relevante (Relevant)

Já parou para pensar o quanto uma meta é de fato relevante para você? Determinados objetivos podem não ter uma real importância para suas necessidades, habilidades ou a realidade atual do mercado. Por exemplo, em meio à crise econômica causada pela pandemia do coronavírus pode não ser o momento ideal para comprar um carro 0km ou abrir um negócio. Lembre-se sempre: metas relevantes são aquelas que, se atingidas, realmente vão fazer diferença positiva em sua vida.

 

T = Temporal (Time based)

Estabelecer um prazo para começar e terminar é fundamental para que suas metas sejam cumpridas com êxito, já que permite uma análise dos resultados e possível reorganização das estratégias ao longo do período de execução. Sem prazo de tempo pré-estabelecido, a realização das metas fica indefinida. Com um prazo claro, você pode planejar um objetivo, progredir em direção a ele e alcançá-lo com maior facilidade.

 

O método SMART facilita a criação de diretrizes para que você se concentre no que é mais relevante para cumprir uma meta. A técnica, somada a conhecimentos de disciplina financeira, pode fazer grande diferença na hora de alcançar seus objetivos, principalmente se estes envolverem gasto de dinheiro. Por isso, o Sicoob Cecres criou plataforma Meu Bolso, um programa de educação financeira desenvolvido para levar maior conhecimento sobre finanças e orçamento para os cooperados Sicoob Cecres.

Seja smart e acesse a plataforma Meu Bolso gratuitamente, é só clicar aqui