null Sicoob Credip disponibiliza medicamentos para o enfrentamento da Covid-19 às Secretarias Municipais de Saúde

14/07/2020 11:54

Os remédios estão sendo oferecidos para as unidades de saúde de 30 municípios de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso que fazem parte da área de abrangência da Cooperativa. A ação deve atender cerca de 10 mil pacientes e tem como objetivo auxiliar no enfrentamento da doença ainda na fase inicial.

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a Sicoob Credip tem apoiado instituições de diversas localidades no enfrentamento da Covid-19, com doações de materiais que ajudam a evitar a propagação do vírus. Com o avanço da doença, a Cooperativa também sentiu a necessidade de ajudar hospitais e postos de saúde no atendimento aos pacientes contaminados com a Covid-19.

Para isso, a Sicoob Credip está disponibilizando medicamentos as unidades de saúde de 30 municípios de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso que fazem parte da área de abrangência da Cooperativa. A ação deve atender cerca de 10 mil pacientes e tem como objetivo auxiliar no enfrentamento da doença ainda na fase inicial.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, os medicamentos começaram a ser entregues no início de julho. Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno foram os primeiros a receberem os remédios.

“Com esta ação queremos ajudar as Secretarias de Saúde e também tranquilizar a nossa população, que poderá, a partir da orientação médica, utilizar os medicamentos no estágio inicial da doença, uma vez que os postos de saúde estarão abastecidos. É importante frisar que cabe ao médico definir o protocolo de tratamento da Covid-19”, alertou Oberdan.

A secretária de saúde de Cacoal, Célia Alves Calado, agradeceu as doações recebidas para a população do município. Para ela, os medicamentos contribuirão com as ações de enfrentamento do novo Coronavírus.

“Agradecemos a parceria da Sicoob Credip, essas doações vêm para fortalecer as nossas ações em relação ao tratamento de casos leves das pessoas contaminadas com Covid-19. A Cooperativa é uma ferramenta muito importante neste momento de crise e de enfrentamento da doença, esperamos em breve sair desse contexto e lá na frente dizer que todos que cooperaram fizeram parte dessa história”, destacou Célia.

Em Pimenta Bueno, os medicamentos foram entregues ao Hospital Municipal Ana Neta. A farmacêutica bioquímica da unidade, Geyza Cristina Farias, também agradeceu as doações e ressaltou que frente à pandemia que estamos vivenciando, a aquisição de medicamentos em geral, insumos e equipamentos médicos hospitalares, tem sido de difícil acesso, visto que todo o país está passando pelo mesmo problema ao mesmo tempo.

“Para o município é de grande importância e valia ter como parceiro entidades que somam esforços para nos ajudar a agilizar a aquisição destes medicamentos e a propiciar que mais pessoas possam ser tratadas preventivamente e também clinicamente quando diagnosticadas”, disse Geyza.

“Diante de uma crise mundial onde temos vários setores comprometidos de forma administrativa, financeira e de recursos humanos, a colaboração de entidades parceiras, fortalece e ajuda a termos uma perspectiva de dias melhores, principalmente quando se trata de saúde, diante desta doação temos a garantia de mais possibilidades de tratamento”, completou a farmacêutica da unidade hospitalar, Deise Cristina Lopes Ribeiro.


Confira a lista dos municípios que poderão ser beneficiados com a ação:

Rondônia

  • Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada do Oeste, Cacoal, Castanheiras, Chupinguaia, Costa Marques, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia D’Oeste, Novo Horizonte D’Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia  D’Oeste, Seringueiras, São Felipe D’Oeste, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé.

Amazonas

  • Apuí e Santo Antonio do Matupi / Manicoré

Mato Grosso

  • Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Nova Bandeirantes, Rondolândia e Nova Monte Verde.