null Fazer parte de uma cooperativa financeira dá lucro?

14/05/2021 17:08

Ênio Meinen: resultados positivos da cooperativa retornam para o bolso do cooperado

Em uma cooperativa, quanto mais o associado movimenta e investe, mais recupera em recursos, por meio da divisão de sobras, que corresponde ao lucro das instituições financeiras tradicionais. Por meio das assembleias, as cooperativas financeiras distribuem as sobras que tiverem em caixa, depois de pagar os custos operacionais.

Como nas cooperativas o objetivo não é o lucro, a diferença entre o que é ganho e o que é gasto é chamado de sobra. É sobre esta parcela de recursos que os cooperados decidem em assembleias. O dinheiro volta para o bolso dos cooperados, segundo critérios definidos pela própria assembleia e de acordo com a movimentação financeira de cada um em sua cooperativa. 

Ênio Meinen, diretor do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), destaca que “todo e qualquer serviço que o associado toma na cooperativa pode constituir base de cálculo para devolver as sobras”.

Ele acrescente que “quem mais faz operações ou toma serviço na cooperativa tem, proporcionalmente, um retorno maior nas sobras no final do ano. Em síntese, é o seguinte: as sobras são rateadas, aquele valor que fica disponível depois de feitas as destinações para fundos legais e estatutários, são divididas proporcionalmente às operações realizadas por cada um dos cooperados no exercício”.

O representante do Sicoob afirma que o tamanho da fatia que os cooperados recebem varia, indo desde retornos de R$ 5 até uma divisão de sobras na casa de R$ 200 mil para pessoas jurídicas e pessoas físicas com grande movimentação.

Atualmente, as assembleias são realizadas de forma remota, por aplicativo, para garantir a segurança dos cooperados – o que também facilita a participação dos cooperados.

Fonte: canalmynews.com.br