null Sescoop/SC promove palestra sobre a origem do Ato Cooperativo

14/05/2021 11:55

O evento on-line será no dia 18 de maio, das 14h às 15h30
 
O Ato Cooperativo, previsto na Lei Geral do Cooperativismo, é base para significantes contornos no âmbito societário, contábil e tributário das cooperativas. O tema, inclusive, é uma das pautas da Agenda Institucional do Cooperativismo do Sistema OCB, que inclui tramitações nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Sua origem, o conteúdo previsto na Lei 5.764/1971 que define a Política Nacional de Cooperativismo e sua dimensão nos diversos ramos do cooperativismo, serão abordados na palestra sobre Origem e Dimensão do Ato Cooperativo, que será realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC). O evento on-line será no dia 18 de maio, das 14h às 15h30.

O objetivo da palestra é promover conhecimento histórico e filosófico do Ato Cooperativo para a competência conceitual de operadores nas cooperativas catarinenses. O assunto terá a condução do advogado Guilherme Krueger, que é graduado em Economia Social, especialista em Gestão de Cooperativas, mestre em Filosofia e doutorando em Direito Penal.

Dentro da abordagem jurídica do assunto, também haverá uma apresentação breve sobre a base histórica do cooperativismo, a origem do termo “ato cooperativo” e as suas dimensões entre os sete ramos do cooperativismo: agropecuário, crédito, transporte, trabalho-produção de bens e serviços, saúde, consumo, e infraestrutura. 

Fonte: Sistema Ocesc – Assessoria de Comunicação Interna.