null Sicoob Credip doa materiais hospitalares para o município de Espigão D’Oeste

27/04/2021 12:13

Itens estão sendo usados no atendimento aos pacientes internados com Covid-19 no Hospital Municipal. A unidade passou a atender casos de média e alta complexidade com o agravamento da Pandemia no estado.

O Hospital Angelina Georgetti, de Espigão do Oeste (RO), recebeu da Sicoob Credip materiais hospitalares para ajudar no atendimento aos pacientes internados com Covid-19. Entre os itens doados estão filtros, cateteres, umidificadores para oxigênio e máscaras de Ventilação Não Invasiva (VNI). Ao todo foram doados R$ 7 mil para a compra dos materiais. A unidade passou a atender casos de média e alta complexidade com o agravamento da pandemia no estado.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Laura Guedes Bezzerra, os materiais doados ajudam a dar o suporte necessário aos pacientes enquanto aguardam uma vaga para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“O Hospital tinha espaço para atender de dois a três pacientes no isolamento, mas com a alta demanda foi preciso ampliar esse atendimento porque o estado também estava sobrecarregado. Improvisamos mais leitos, mas faltava alguns equipamentos e a Cooperativa nos forneceu. Isso nos ajudou bastante, pois são materiais que ajudam a manter a vida desses pacientes até que sejam encaminhados para um leito de UTI”, agradeceu Laura.

Laura diz ainda que a unidade possuía apenas uma máscara de VNI, e a chegada de mais unidades tem ajudado no tratamento de pacientes com dificuldade respiratória e baixa oxigenação. A utilização de Ventilação Não Invasiva para amenizar o desconforto de pacientes com insuficiência respiratória tem tido bons resultados. O suporte melhora os níveis de oxigenação e diminui o desconforto respiratório, evitando muitas vezes a necessidade de intubação do paciente”, explicou Laura.

O gerente do ponto de atendimento da Sicoob Credip de Espigão D’Oeste, Ronaldo Magalhães da Costa, conta que a Cooperativa tem apoiado o setor de saúde no enfrentamento da doença desde o início da Pandemia.

“O apoio da Cooperativa é importante, pois vem de encontro a uma necessidade da comunidade local. A maioria das demandas urgentes que surgem, como compra de remédios e equipamentos, têm um prazo muito curto para pagamento. Isso é uma dificuldade para a administração local que depende de processos para efetuar a compra. Sensível a essa necessidade, a Cooperativa tem feito a sua parte em cooperar com a comunidade para que possamos sair o mais rápido possível dessa grave crise de saúde”, ressaltou Ronaldo.

As solicitações de doações devem ser feitas por ofício e entregues aos gerentes dos pontos de atendimento da Sicoob Credip.