null Programa Meu Bolso leva educação financeira aos cooperados

13/04/2021 16:45

Todos conhecem a fábula “A Cigarra e a Formiga”, sobre a velha questão: será melhor simplesmente aproveitar o dia de hoje ou nos preparar para o futuro? O programa de educação financeira Meu Bolso, do Sicoob Cecres, nasceu para acabar com este dilema, mostrando ser possível viver intensamente o presente sem abrir mão da segurança e qualidade de vida no futuro.

Meu Bolso é um projeto de educação financeira idealizado para levar maior conhecimento sobre finanças e orçamento doméstico para os cooperados Sicoob Cecres. A plataforma contempla diversas ações que buscam transformar a relação das pessoas com o dinheiro e sensibilizá-las sobre a importância da gestão financeira pessoal.

O programa dá acesso gratuito a cursos, lives, vídeos educativos e consultoria de investimento personalizada e confidencial aos associados do Sicoob Cecres. “Todo conteúdo é produzido em linguagem acessível e descomplicada, convertendo-se em soluções práticas de finanças para serem aplicadas na rotina das pessoas”, diz Márcio Nami, economista comportamental da Ponto C, responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Com a criação do Meu Bolso, o Sicoob Cecres segue tendência mundial de investimento em educação financeira. Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo o acesso ao crédito passou a ser maior nas últimas décadas. “Sem o devido controle, o que parece bom muitas vezes pode resultar em sonho breve, um castelo de areia que transforma expectativas em frustração”, alerta Nami.

Segundo pesquisa da Standard and Poor’s (S&P), os cinco países que mais investem em educação financeira no mundo são a Noruega, Dinamarca e Suécia (com 71% da população educada sobre o tema), Israel e Canadá (com 68%). Não existem números sobre o Brasil, mas, mundialmente, somente 35% dos homens e 30% das mulheres detêm conhecimento suficiente sobre a área.

O Sicoob Cecres acredita que educação financeira vai muito além de aprender a economizar, cortar gastos e acumular dinheiro. Trata-se de buscar melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, alcançando-se a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e, ao mesmo tempo, obter garantia para eventuais imprevistos. O híbrido perfeito entre cigarra e formiga.

Para conhecer e acessar a plataforma gratuitamente, é só clicar aqui.