null Covid-19: é hora de redobrar os cuidados

13/04/2021 16:40

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a vida e a rotina de todo o mundo mudaram. E agora, dez meses depois, mesmo com a vacinação começando, os cuidados com distanciamento social, uso de máscara e higiene são medidas ainda mais essenciais para controlar a disseminação de Covid-19.

Por isso, nunca é demais relembrar os cuidados:

  • Evite aglomerações: locais com muitas pessoas e sem espaço para distanciamento aumentam as chances de contaminação, principalmente se houver uso incorreto das máscaras.
  • Mantenha o distanciamento mínimo de 2 metros: a distância e o uso correto de máscaras diminuem as chances de transmissão, já que as gotículas e aerossóis têm mais dificuldade para chegar até você.
  • Utilize a máscara de proteção corretamente: quando duas pessoas conversam utilizando a máscara e com distância mínima de 2 metros entre elas, a taxa de contaminação é reduzida. Por isso, sempre que tiver que sair de casa, utilize a máscara protegendo a boca e o nariz. E priorize máscaras dos modelos N95 sem válvula ou PFF2, que garantem a vedação necessária para a proteção.
  • Higienize as mãos com álcool em gel: ao encostar em objetos fora de casa, principalmente onde há grande circulação de pessoas (metrô, ônibus, corrimão), higienize as mãos em seguida. Isso evita que você leve gotículas com o vírus até olhos, nariz ou boca, o que leva à contaminação.
  • Evite sair sem necessidade: mesmo depois de um ano com algumas atividades paradas, ainda não é o momento de abrir mão dos cuidados. Busque sair apenas quando necessário e ir direto aos locais que necessita, evitando transportar o vírus de um lugar para o outro.
  • Diminua seu círculo social: quando restringimos contato com o menor número pessoas, diminuímos as chances de contaminação! Por isso, evite contato com diferentes círculos sociais nesse momento. É hora de priorizar a companhia de quem já mora conosco. Use e abuse das chamadas de vídeo para matar a saudade dos amigos!

Passar por uma pandemia tem sido um desafio e tanto. Mas, com responsabilidade e consciência dos nossos atos, é possível proteger quem você ama e evitar casos graves da doença na sua família!

Cuide de você e dos outros! Fique em casa!

 

Vacinas aprovadas contra COVID-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou, em 17 de janeiro de 2021, o uso emergencial de duas vacinas contra coronavírus: a Coronavac (Instituto Butantã e Sinovac) e a vacina de Oxford-Astrazeneca.

Ambas atenderam a eficácia mínima exigida e, por isso, a vacinação no país já começou em todos os estados. Entenda melhor os dados de cada uma delas:

  • Coronavac: estudo com voluntários brasileiros (fase 3 da pesquisa) indicaram 50,4% de eficácia global, diminuindo pela metade a chance de se contaminar. Caso seja contaminado, há 78% de eficácia para casos leves e 100% de eficácia para casos moderados e graves
  • Oxford-Astrazeneca: desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório, também teve estudos feitos no Brasil (adultos com menos de 55 anos), apresenta eficácia global de 70,4% para casos leves e moderados e 100% para casos graves.

As vacinas são uma esperança para toda a população brasileira, mas ainda é necessário se cuidar. Apesar da vacinação dos grupos de risco já estar acontecendo, a abrangência completa pode demorar e, enquanto isso, a transmissão do coronavírus continua colocando muitos em risco.

Por isso, cuide-se e proteja sua família! Evite aglomerações, use máscara e, se puder, FIQUE EM CASA!