null Setembro Amarelo e a saúde mental na pandemia

13/04/2021 16:33

A quarentena devido à pandemia do coronavírus mudou radicalmente nossas vidas. A rotina que conhecíamos foi interrompida de repente, fomos separados de amigos e familiares por uma barreira microscópica, adaptamos trabalho e estudos para o formato home office e sofremos uma intensa mudança na nossa relação com dinheiro e dívidas.

Pesquisa feita recentemente pela Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) apontou aumento no número de casos de depressão e ansiedade durante a pandemia – os casos de depressão praticamente dobraram e sintomas de estresse e ansiedade apresentaram aumento de 80%.

E todos os fatores citados anteriormente são grandes influências no aumento desse índice. Ter que lidar com tantas adversidades desafia nossa saúde mental colocando-a em risco.

Financeiramente, a dificuldade é uma das maiores. Para boa parte da população brasileira, a crise intensificada pelo cenário atual levou a uma redução do dinheiro mensal, e isso aumentou o volume de inadimplências. Em relação a julho de 2019, o número de famílias endividadas aumentou em 3,3% no mesmo mês este ano, conforme pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Por essa razão, decidimos aproveitar o Setembro Amarelo para conversar um pouco sobre a principal questão no meio disso tudo: como lidar com este momento sem sacrificar a saúde mental?

É natural que estejamos preocupados, cansados e com dificuldades. Portanto, um dos primeiros e mais importantes passos é reconhecer esse problema. Assumir que o momento é delicado para todos e que devemos compreender e trabalhar essas adversidades.

Além disso, converse sobre o assunto. Tenha certeza: mais pessoas estão passando pela mesma preocupação e compartilhar este sentimento pode evitar a sensação de solidão e desespero.

Se está sentindo que precisa de ajuda na organização de finanças, procure um profissional e peça ajuda para reavaliar gastos, prioridades e dívidas. Isso pode auxiliar na redução da sua preocupação e na visão de novos caminhos, pois uma vida financeira conturbada pode ser causa para intensas crises de ansiedade, estresse ou, até mesmo, depressão.

E o mais importante: se está sentindo intensificar a ansiedade, estresse, apatia ou desânimo, procure ajuda profissional. O acompanhamento psicológico é essencial e indispensável no tratamento de qualquer sintoma ou patologia psicológica. Não deve ser adiado muito menos descartado quando a ajuda se faz necessária.

É momento de união – mesmo que estejamos fisicamente separados. Por isso, precisamos ter certeza de que estamos todos enfrentando juntos as adversidades deste cenário. Se você conhece alguém que precisa de ajuda, converse com essa pessoa. Explique a ela a importância de se conhecer, aceitar as dificuldades, compartilhar e procurar ajuda profissional.

 

Faça do Setembro Amarelo um momento de reflexão, autoconhecimento e ajuda mútua. Assim, trabalhamos para manter viva a necessidade de falar sobre a saúde mental frequentemente e disseminar, cada dia mais, a importância de prezar por ela.