null Sicoob MaxiCrédito fala sobre Educação Financeira para filhos de colaboradores

07/04/2021 11:36

Entender o valor do dinheiro é um desafio e este aprendizado deve começar desde cedo na educação das crianças. Equilibrar os gastos entre as necessidades básicas, os objetivos e os sonhos é um ajuste que implica em mudanças de comportamento, hábitos e costumes. A Educação Financeira favorece um planejamento direcionado para ajudar a organizar as contas de uma pessoa, de uma família ou de uma atividade produtiva. 

Ciente dessa necessidade, o Sicoob MaxiCrédito, com o apoio do Instituto Sicoob, realizou um evento digital norteado pelo livro “Caio achou uma moedinha” e voltada para os filhos dos colaboradores – de cinco a 12 anos. O evento, ocorrido ainda no mês de março, contou com a participação de 272 pessoas, sendo 162 crianças e 110 colaboradores. 

Na oportunidade, Taiana Haelsner, Sara Nogueira, e Elizabete Vivian Borba, da área de projetos sociais do Sicoob MaxiCrédito, conduziram as atividades com o foco em como poupar dinheiro para realizar seus sonhos. “Foi muito produtivo, as crianças interagiram bastante e ficam motivadas a colocar em prática tudo o que foi falado. São instigadas a ter maior consciência com seus gastos e economizar para realizar seus sonhos. Esse trabalho é muito importante para que elas se tornem adultos com uma vida financeira saudável e organizada”, comenta Sara. A meta da cooperativa é, ainda no primeiro semestre do ano, estender o evento para os filhos dos associados.

O livro “Caio achou uma moedinha” faz parte da “Coleção Financinhas” do Instituto Sicoob, que ainda conta com outras duas obras: “Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho” e “Margô e Davi foram ao mercadinho”, todas disponíveis para download

As histórias são parte de um projeto contínuo de educação financeira do Sicoob, especialmente voltado para as crianças. As ações ensinam conceitos que contribuem para o planejamento financeiro, criando uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro, e fortalecendo a autodisciplina dos pequenos consumidores de todo o Brasil.