null Seja consciente para eliminar descartáveis

29/05/2020 10:21

A campanha interna de uso consciente de copos plásticos no Sicoob Central Rio, #sejaconsciente, teve duas importantes etapas: de conscientização e ação prática. Implementada no segundo semestre de 2019, voltada para os colaboradores de todas as equipes e a fim de colaborar com o Meio Ambiente, a sensibilização foi pensada de maneira dinâmica, feita por meio de produção de materiais orientativos e até mesmo a criação de um Quiz para gerar maior compreensão sobre a proposta. Em seguida, a medida efetiva, que teve apoio total da liderança, foi o recolhimento dos copos plásticos e a substituição por canecas ou copos individuais.

A ação foi desenhada e implementada com chamadas internas, disponibilizando informações sobre atitudes individuais que mitigam impactos do grupo, com mobilização de todas as equipes do Sicoob Central Rio. Houve ainda uma blitz nos times envolvidos para incentivo da mudança de hábito. Nesta blitz, quem respondesse corretamente as perguntas referentes as informações divulgadas nas peças da ação, ganhava um copo sustentável. Na última etapa os funcionários foram convidados a se reunirem em data específica no auditório da central para apresentação dos resultados da ação e os seus benefícios para a Central e para a natureza e ao final todos ganharam um copo sustentável.

Com chamadas do tipo "Se você não recicla, reuse. Se você não reusa, reduza"; "Adote um comportamento sustentável, a natureza agradece", os colaboradores foram conscientizados para uma mudança de atitude. As peças criadas também envolveram informações com dados factuais e atualizados sobre a reciclagem de materiais, o tempo de quanto leva um plástico para se decompor na natureza, por exemplo, entre outros conteúdos direcionados.

Ações de conscientização para redução do uso de copos descartáveis em reuniões e confraternizações: 
• Os eventos internos de confraternização não têm mais utilização de descartáveis. Cada funcionário leva o seu copo sustentável, presenteado pela Central, para usar durante o encontro.
• Reuniões com grupos externos, nas quais existe a necessidade de disponibilizar copos descartáveis, há o incentivo para a utilização de apenas um único copo por pessoa para uso durante o evento todo; e existe sempre a sinalização (por exemplo, aviso nos espaços físicos) para que evite o desperdício, reforçando a reutilização.
• Conceito de comprometimento mútuo: todos os funcionários da Central são agentes de conscientização e todos trabalharam no convencimento do colega.