null Em tempos de pandemia a dica é investir aliando bons rendimentos e segurança

25/05/2020 18:59

 

Todo investimento está sujeito às oscilações do mercado econômico, sejam elas locais ou mundiais, o que tem ficado muito claro com a pandemia do novo coronavírus. Mas é possível fazer aplicações com riscos menores e ainda obter rendimentos satisfatórios. A dica é analisar muito bem as opções e não ficar preso a este ou aquele tipo de investimento, migrando, se necessário, para o que mais traga vantagens – ou, no pior dos casos, menos perdas.

A dica é do gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicoob Central Rondon, Orleans Cichaczewski. Segundo ele, o que se verifica atualmente no mercado financeiro é que os investimentos em fintechs (startups que atuam oferecendo serviços do sistema financeiro) e em Bolsa de Valores têm sofrido grandes oscilações e até perdas. Portanto, o momento demanda uma certa precaução, em vista das incertezas causadas pelo avanço da doença e seus efeitos na economia.

Orleans tem identificado, então, uma migração dos investidores para a renda fixa – aquela que possui regras de remuneração definidas no momento da aplicação, como prazo e forma de cálculo da remuneração paga. Diante desta tendência, ressalta ele, “o Sicoob, pensando no melhor atendimento dos associados, está disponibilizando produtos de renda fixa, como o RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), com condições ainda melhores que as do mercado”.

Ele explica que o Sicoob consegue isso por se tratar de uma cooperativa, que ao invés de visar lucros, como os bancos, tem como objetivo promover e inclusão financeira e o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas. “Além de ter condições melhores, então pagando realmente uma remuneração um pouco acima do mercado, e um portifólio amplo de produtos de investimento, o Sicoob está preparado para atender os investidores que estão buscando mais segurança frente ao cenário que se desenhou com o advento da covid-19”, frisa.

Orleans ressalta que os gerentes das agências do Sicoob estão preparados para auxiliar os cooperados a tomarem a melhor decisão. Também dá para saber quais são as opções disponíveis por meio do aplicativo do Sicoob.

“Por ser um sistema cooperativo onde todos são donos, o foco está em ofertar ao associado vantagens que ele não encontrará no mercado financeiro em geral. Isso é importante, principalmente neste cenário que estamos vendo. Todos os dias os noticiários apresentam casos de pessoas que encontram as portas fechadas nas instituições financeiras. E justamente quando mais precisam. É nesses momentos que o cooperativismo de crédito mostra sua força e se destaca como alternativa”, finaliza o gerente.