null Liberação de crédito a cooperados da Sicoob Credip cresce 24% em 2020

29/01/2021 11:41

Crescimento motivado pelo setor do agronegócio e apoio às empresas, com destaque à criação de linhas emergenciais, atendeu a mais de 22 mil cooperados em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

A crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus acentuou ainda mais a importância das cooperativas de crédito para a manutenção dos pequenos e médios negócios, isso porque muitas pessoas buscaram as cooperativas como solução financeira. Sensível as necessidades dos cooperados, a Sicoob Credip liberou mais de R$ 1 bilhão em crédito no ano de 2020, um aumento de 24% nas contratações de recursos se comparado com 2019. O crescimento, motivado pelo setor do agronegócio e apoio às empresas, atendeu a mais de 22 mil cooperados em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

Desde os primeiros efeitos econômicos da pandemia, a Cooperativa vem implantando ações para atender as necessidades individuais de cada cooperado, sempre levando em conta a saúde financeira da instituição. A criação de linhas emergenciais foi fundamental para que milhares de cooperados conseguissem manter o capital de giro das empresas e pagamentos de folha de funcionários, impactando de forma positiva a economia.

“Diversos setores da economia foram afetados com a pandemia, uns mais, outros menos. Tivemos cooperados que precisaram fechar o comércio, outros mantiveram abertos, porém tiveram uma queda no faturamento. Essas linhas emergenciais possibilitaram um respiro para os empresários, que contrataram crédito com juros mais baixos e com prazo de seis meses para começar a pagar. As linhas emergenciais atenderam a mais de 1.4 mil associados com mais de R$ 66 milhões”, destacou o presidente do Conselho de Administração, Oberdan Pandolfi Ermita.

O cooperado Anderson Rondon Marcondes, de Nova Brasilândia D’Oeste (RO), foi um dos milhares de associados atendidos pelas liberações de crédito. A frente de uma empresa do ramo alimentício, ele conta que embora o comércio não tenha sido fechado durante a pandemia, as vendas oscilaram bastante.

“Tivemos um período de queda nas vendas e a contratação da linha emergencial com juros mais baixos foi fundamental para a manutenção do comércio. Utilizamos o crédito para capital de giro e com isso conseguimos manter o pagamento de funcionários em dia”, frisou Anderson.

O gerente operacional da Sicoob Credip, Giovane Alves Costa, diz que a Cooperativa possui diversas linhas de crédito, inclusive próprias. Porém as emergenciais foram criadas especialmente para atender os associados nesse momento de retração econômica.

“As linhas emergenciais foram pensadas para atender aos cooperados que tiveram as atividades profissionais afetadas por conta da pandemia e por isso, necessitaram de aporte financeiro de forma imediata. Dessa forma, oferecemos crédito com taxas e prazos atrativos, atendendo de forma eficiente as micro e pequenas empresas, além dos profissionais autônomos. As linhas mais utilizadas pelos associados foram a PRONAMPE e FAMPE”, esclareceu Giovane.

Para ter mais informações sobre a contratação de linhas de crédito basta ir em qualquer um dos 38 pontos de atendimento da Sicoob Credip distribuídos nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.