null Sistema de videomonitoramento doado pela Sicoob Credisul ajuda na fiscalização de aglomerações em Cerejeiras (RO)

27/01/2021 15:36

O sistema de videomonitoramento de Cerejeiras (RO), que auxilia as unidades de Segurança a prevenir e inibir as atividades ilícitas, cooperando para a redução no índice de criminalidade, está sendo utilizado também como um importante dispositivo para evitar o avanço do coronavírus na cidade, desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Por meio de imagens de seis câmeras instaladas em pontos críticos da cidade, entre elas a praças dos Pioneiros e da Bíblia, a Polícia Militar identifica e reprime aglomerações de moradores, proibidas por decreto municipal.

“Se identificarmos alguma aglomeração, imediatamente deslocamos uma viatura para o local para resolver a situação. O videomonitoramento é uma ferramenta muito útil nesta autuação”, diz o 1º tenente Alex Silvino Toledo, comandante da Polícia Militar em Cerejeiras.

O projeto de videomonitoramento, inaugurado em julho de 2018, foi financiado pela Sicoob Credisul, com apoio da Prefeitura Municipal, que implantou a iniciativa, e da Associação Empresarial de Cerejeiras (ACIC), que fez o planejamento do projeto.

A iniciativa foi realizada por meio de um modelo de parceria público-privado, e contou com o acompanhamento da Câmara Municipal e da Polícia Militar, dentre outras instituições locais, que auxiliaram com ideias e sugestões para o projeto. O investimento total foi de cerca de R$ 400 mil, em valores da época.