null Sicoob Cejascred remunera os juros ao capital em 100% da taxa Selic

07/01/2021 16:47

Cooperativa depositou os valores em 31 de dezembro de 2020 na conta capital dos cooperados

O Conselho de Administração do Sicoob Cejascred decidiu, novamente, remunerar os juros ao capital na conta capital dos cooperados. Os valores depositados em 31 de dezembro de 2020 tiveram aplicação de 100% da taxa Selic, como já havia sido feito, também, no ano anterior (2019).

Essa atitude mostra o comprometimento da administração da cooperativa com o capital dos seus associados. Afinal, somos feitos de valores!

O pagamento de juros sobre o capital é feito anualmente sempre no último mês do ano. Esse rendimento não tem relação com as sobras (participação nos resultados) que é normalmente creditado após resolução da assembleia realizada no mês de abril.

O que é a Cota Capital 
O Capital Social é o somatório de todas as quotas-partes dos associados da cooperativa. A quota-parte é uma quantia em dinheiro que os associados depositam no momento em que entram na cooperativa. Esse dinheiro contribui para o suporte das atividades financeiras da instituição. Para funcionarem, as cooperativas precisam de recursos, pois necessitam de capacidade própria de capitalização, o que as viabiliza operacional e negocialmente. O incremento do capital ocorre pela adesão de novos associados e as integralizações voluntárias. 

Para tornar possível a manutenção e promover o desenvolvimento dos serviços que a cooperativa deve prestar aos associados, é importante incentivar a capitalização, pois como donos da sociedade os associados devem assumir de fato esta condição e aplicarem capital na organização que lhes pertence. 

Enquanto você for um associado, pode adquirir cotas-partes conforme regulamentação do Estatuto Social. E o melhor: quanto maior sua relação de negócios com a cooperativa, mais você participa dos resultados no final do ano.

Fonte: Sicoob Cejascred – Assessoria de Comunicação.