Unicoop Mirim de Mendes completa seis anos - Nacional
null Unicoop Mirim de Mendes completa seis anos

O Diretor Presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, e a Gerente de Cidadania e Sustentabilidade, Maria Clara, acompanharam no dia dois de dezembro as comemorações em torno dos seis anos de criação da Cooperativa Mirim União e Cooperação (Unicoop), de Mendes, sul do estado do Rio de Janeiro.
Primeira cooperativa mirim do estado do Rio de Janeiro, a Unicoop já conta com uma trajetória de transformação, pela via da Educação e do Cooperativismo, na história de vida de crianças e jovens da rede pública de ensino do município, tendo todo o apoio do Sicoob Fluminense, que possui uma agência o município.

A Cooperativa Mirim foi implementada em conjunto com o Instituto Sicoob no Colégio Municipalizado João Batista Gurito, no bairro Martins Costa, zona rural de Mendes. O público atingido é formado por alunos do Ensino Fundamental que estudam em tempo integral e têm tido a oportunidade de vivenciar o ambiente de cooperação que envolve também os pais e toda a comunidade no ideal de coletividade.
No mesmo dia dois foi realizada a Assembleia Geral da Unicoop, através da qual os gestores mirins apresentaram as ações que vêm sendo feitas e os planos para 2025. A Cooperativa Mirim tem como alunos associados crianças que se interessaram e quiseram voluntariamente aderir ao projeto participativo. Possui um núcleo gestor formado por um presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. Também tem conselho Administrativo e Fiscal. A eleição dos representantes é feita de maneira democrática, e seus integrantes também participam de eventos locais nos quais apresentam os projetos da cooperativa.

Para Neilton Silva, “é um orgulho e grande felicidade acompanharmos a evolução dessa cooperativa mirim. Sempre que posso falo da importância do movimento cooperativista como alavanca do crescimento social com mais igualdade, e aqui em Mendes vemos o cooperativismo sendo abraçado pelas crianças e jovens, com entusiasmo e responsabilidade.”