null Instituição Obra do Salvador é contemplada com recursos com apoio do Sicoob Fluminense

06/03/2024 14:00

Na segunda-feira, quatro de março, houve a apresentação/lançamento oficial do projeto Pré-Jovem Aprendiz, da instituição Beneficente Obra do Salvador, de Campos dos Goytacazes. Com um café da manhã na área da Igreja do Saco, na Praça Ribeiro do Rosário, em Parque Leopoldina, e com a presença de uma equipe representando o Sicoob Fluminense, os assistidos pelo projeto receberam as primeiras informações e material que será empregado no processo de formação dos jovens.

Em 2023 – através do Sicoob Fluminense, que indicou a instituição –, a Obra do Salvador participou de um edital concorrendo para ser contemplado com o FIA (Fundo da Infância e Adolescência), autorizado pela Lei Federal 8.069/1990, e criado para captar e aplicar recursos financeiros destinados especificamente para a área da infância e adolescência.

Várias cooperativas participaram do edital, e a Obra foi indicada para receber este ano 150 mil reais para o desenvolvimento do projeto. A instituição trabalha com jovens e adolescentes com foco no primeiro emprego, a exemplo do programa Jovem Aprendiz, e tem parceria com o Sicoob Fluminense, através de sua área social e institucional. Tecnicamente, o fundo será destinado ao Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA).

Oportunidade

O Pré-Jovem Aprendiz pretende promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências socioemocionais em 40 adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua inserção no mundo do trabalho, seja por meio do Programa Jovem Aprendiz ou por iniciativas empreendedoras. Trabalhando as atividades como Trabalho e Tecnologia; Ética, Conduta e Postura; Práticas Administrativas e Comerciais; Empreendedorismo e Empregabilidade.

O projeto busca trabalhar a capacitação de 40 adolescentes por meio de cursos livres, proporcionando conhecimentos práticos e teóricos relevantes para o mercado de trabalho, de forma a inseri-los no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz ou por iniciativa empreendedora, criando oportunidades e colaborando para a erradicação do trabalho infantil; assim como promover a inclusão digital, democratizando o acesso e o uso das tecnologias, fornecendo conhecimentos sobre ferramentas digitais essenciais para o mundo atual; e realizar acompanhamento escolar dos adolescentes, garantindo sua matrícula e frequência no ensino regular, promovendo a importância da educação como base para o desenvolvimento pessoal e profissional.

O Sicoob Fluminense estará acompanhando todo o processo de apoio aos assistidos, e ficará responsável também pelo suporte na área de cooperativismo e educação financeira.

Depoimentos

“Não é fácil educar, formar. Aliás, o mundo de hoje quer desinformar e não educar. A história dos jovens que serão assistidos pelo projeto vai depender de cada um deles. Nós vamos fazer a nossa parte, dando a todos os sonhos para voarem. Uma grande parceria entre a Obra do Salvador e o Sicoob Fluminense.” (Padre Walace Azevedo, Presidente da Obra do Salvador)

“Tenho que enfatizar que estamos muito felizes por esta relação estar dando certo. Desde que conheci a Obra do Salvador soube de suas possibilidades, do potencial da instituição em criar oportunidades, a verdadeira chave de crescimento. Quando nos apresentaram o projeto, vimos que fazia sentido para a juventude. Na vida precisamos criar relacionamentos, e isso os jovens terão aqui.” (Maria Clara de Oliveira, Supervisora de Relações Institucionais e Sociais do Sicoob Fluminense)

“Estamos muito felizes com a concretização dessa parceria porque acreditamos em missões na vida, e aqui acompanhamos realmente o trabalho de pessoas comprometidas em um projeto deste nível, de apoio aos jovens, para a vida.” (Vera Lúcia Almeida, Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Fluminense)

“É na verdade um prazer muito grande estar aqui, compartilhando uma oportunidade tão importante como essa parceria. Hoje comemoramos essa conquista porque muitos foram indicados, mas nós fomos os escolhidos. Estamos trabalhando na raiz de uma grande questão – precisamos atender e assistir os jovens, sedimentando seu caminho para o mercado de trabalho e uma vida digna, para evitarmos a projeção de presídios e discussão de mais investimento em segurança pública. E mostramos que uma instituição financeira cooperativa pode e deve dar a sua participação neste movimento.” (Neilton Ribeiro da Silva, Diretor-Presidente do Sicoob Fluminense)