null Avança.Rio Pequenos Negócios em Três Rios

23/08/2019 12:00

O setor industrial em Três Rios representa 23% do total de estabelecimentos do muncípio, que concentra 38% dos empregos da região Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro.

O número de MEIs (Microempreendedores Individuais) hoje no Brasil está em 9 milhões. Destes, 11% estão no estado do Rio de Janeiro – quase 1 milhão –, sendo 1,8% no Centro-Sul. 

Estes dados do Sebrae foram apresentados pelo especialista Moiséis Alabi, da Unidade de Gestão Estratégica da entidade, na palestra “Cenários Econômicos e o Impacto das Micro e Pequenas Empresas”, feita durante o Avança.Rio – Pequenos Negócios, realizado no dia 14 de agosto pelo Sicoob Cecremef, em Três Rios. Ele alertou que o Rio de Janeiro está há doze trimestres consecutivos acima da taxa de desemprego do Brasil. “Tivemos um grande salto para o trabalho informal”, disse Alabi. “Precisamos melhorar a questão do empreendedorismo e fazer o pequeno empresário gerar mais massa salarial.”.

O diretor-presidente do Sicoob Cecremef, Mauro Alves, afirmou que a presença do Sicoob na cidade é uma alternativa ao sistema bancário, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento social da região – que definiu como próspera em termos de perspectiva de geração de negócios. “Escolhemos Três Rios porque é um lugar muito promissor. Nosso papel aqui é desenvolver o potencial das pessoas, nossa relação com o cooperado é de ajuda”, disse ele.

Já o analista do Sebrae RJ, da Coordenação de Capitalização e Serviços Financeiros, Guilherme Reche, falou das orientações para acesso ao crédito, destacando o que dificulta e facilita nesse processo. E o diretor Operacional do Sicoob Cecremef, Carlos Soares, enfatizou, entre outros temas, o relacionamento com o associado e a transparência do Sicoob com o seu público.

O encontro teve também a presença de representantes do poder público local e do diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae, Júlio Rezende, que tamabém é presidente do Sicomércio de Três Rios, parceiro da Cooperativa na realização deste evento.

Foto: Arquivo Pessoal