null Palestra sobre cidadania financeira no Centro de Formação Acadêmica da Polícia Militar do RJ

17/07/2019 09:00

Desta vez, a corrente da cidadania financeira do Sicoob Cecremef, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da cidade do Rio de Janeiro, foi ao CFAP - Centro de Formação Acadêmica da Polícia Militar do RJ palestrar sobre o tema para um grupo de 184 alunos, na última quarta-feira (17). O encontro teve como principal ementa a sensibilização dos policiais que, segundo a Coronel e a Tenente responsáveis pelo evento, estão propensos a entrar para a estatística de endividados da PM.

A apresentação de educação financeira foi dividida em dois períodos, com duas turmas diferentes. A primeira, com 94 alunos, teve início às 10h e terminou às 12h. Na parte da tarde, a segunda turma, de 90 policiais, começou às 14 horas e terminou às 16 horas. Ainda segundo as superiores da PM, instituição tem um alto índice de endividados, fato que já provocou um suicídio. “Trabalhar na Polícia Militar não é nada fácil, pelo contrário. Quando o policial inicia sua carreira, se vê obrigado a adquirir um carro para se locomover ao trabalho por questão de segurança.”

Foi abordado com eles a opção da escolha pensada e consciente desta compra, além da relação com o dinheiro, o consumo consciente, as armadilhas do mercado, os gastos invisíveis, a valorização do esforço para a sua remuneração, o orçamento pessoal e familiar, diálogo familiar sobre suas finanças e nos disponibilizamos para esclarecimento de dúvidas pertinentes ao tema. Ao final do evento foram distribuídas várias cartilhas “Coopere com Seu Dinheiro” para o público, pois são uma rica fonte de consulta e esclarecimento sobre a educação financeira.

O Coronel responsável pelo CFAP agradeceu vigorosamente a apresentação do Sicoob Cecremef e relatou que esta é uma ótima forma de cuidar e proteger os novos policiais, já que o policial endividado está exposto ao desvio de conduta, estresse e problemas familiares. Por fim, ele destaca a importância de ter acesso a esse tipo de informação no início da carreira. “Pode ser o diferencial para vida financeira de todos. Essa, sem dúvida, foi uma das aulas mais importantes que tiveram no curso de formação.”

Foto: Arquivo Pessoal