null Instituto Sicoob conquista prêmio de Empreendedorismo Sustentável

26/03/2019 12:00

O Instituto Sicoob tem agora mais um troféu para a prateleira. Na noite da última quarta-feira (13), em Curitiba (PR), a Instituição conquistou o primeiro lugar na categoria “Empreendedorismo Educacional” do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, que reconhece iniciativas inovadoras sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

O programa que garantiu o prêmio ao Instituto Sicoob foi o Cooperativa Mirim, que busca incentivar alunos a se unirem voluntariamente visando satisfazer aspirações e necessidades educacionais, sociais e culturais comuns por meio da vivência e prática do cooperativismo. Os alunos são instruídos por um professor orientador que dá todo auxílio na condução e coordenação da cooperativa mirim, tarefas essas realizadas pelos próprios alunos, que desenvolvem competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que dissemina os princípios do cooperativismo e empreendedorismo, harmonizando-os aos interesses da comunidade e obtendo responsabilidades sociais, morais e econômicas.

Solange Pinzon de Carvalho Martins, que tem em sua trajetória os cargos de conselheira e presidente do Instituto Sicoob, além de também presidir o Sicoob Meridional, cooperativa que é referência na execução do programa Cooperativa Mirim, destaca que a conquista serve como reconhecimento de um trabalho sério desenvolvido há anos. “Este prêmio veio coroar um belíssimo trabalho iniciado lá atrás, e que, a cada dia, cresce em importância, dada a relevância na formação de nossos futuros líderes. Uma criança que vivencia um trabalho baseado na cooperação e assimila os valores do cooperativismo certamente se tornará um cidadão capaz de transformar e influenciar o mundo em volta dele.”

O Superintendente do Instituo Sicoob, Luiz Edson Feltrim, reconhece que a premiação é fruto da atuação da equipe que se dedica, com profissionalismo, para divulgar a cultura cooperativista por meio de várias iniciativas, entre elas, a Cooperativa Mirim, que tem feito diferença onde é aplicada. “O prêmio recebido é motivo de orgulho para todos nós do Instituto Sicoob”, enfatiza Feltrim.

Os trabalhos inscritos passaram por uma pré-seleção e os participantes que tiveram os materiais selecionados apresentaram os projetos detalhados para uma banca avaliadora, no dia 30 de janeiro e, nesta quarta (13), foi apresentado o resultado final.

PRÊMIO OZIRES SILVA DE EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL

O Prêmio Ozires Silva reconhece iniciativas inovadoras sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. O Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE – Escola de Negócios) é o responsável pela premiação e tem como princípio a realização de ações que incentivem a inovação sustentável.

Fonte: Mundocoop