null Faça RG e CPF do seu bebê assim que nascer

08/01/2019 08:00

Desde 2015, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, as crianças têm saído de diversas maternidades com número de RG e CPF na própria Certidão de Nascimento. Cada vez mais maternidades estão interligadas aos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais para emitir esses documentos.

Mas ter o número do RG não basta.

É importante fazer a Carteira de Identidade, onde vai constar foto e digital do bebê.

Esse documento se conserva mais tempo que a Certidão de Nascimento, é mais prático de carregar, contém o número do CPF (que já é obrigatório em vários estados), pode ser usado como documento de embarque em viagens dentro do Mercosul. Em todos os passeios interestaduais da Cooperativa, é obrigatória a apresentação do documento de menores de 14 anos. A Carteira de Identidade é muito mas fácil de manipular e muito mais difícil de estragar com o manejo do que uma Certidão de Nascimento.

Além disso tudo temos que nos precaver contra o pior: em caso de sumiço ou sequestro da criança, é mais fácil encontrá-la pelas impressões digitais da Carteira de Identidade, que nunca mudam, ao longo da vida.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DA CARTEIRA:

  • Certidão de nascimento do bebê – original e cópia (não precisa ser autenticada, mas tem que levar a original)
  • CPF do bebê impresso, para constar esse número na Carteira de Identidade
  • Duas fotos 3 x 4 do bebê – Importante: em algumas unidades, principalmente nos maiores centros, a foto do bebê é feita na hora, então, ligue antes ou verifique pela internet para ter certeza se é o caso da unidade onde você agendou
  • Carteira de Identidade original do responsável que está levando o bebê para tirar o documento

Importante: o bebê tem que estar junto no momento de fazer sua carteira pois as impressões digitais dos dois polegares são colhidas. Pode haver dificuldades porque, até os três anos, algumas crianças não desenvolvem digitais que sejam possíveis de escanear. Isso só vai ser constatado no local onde o responsável levar o bebê para a identificação e foto.

Para a primeira emissão do documento, não são cobradas taxas de qualquer espécie. 
No Rio de Janeiro, o órgão responsável é o DETRAN-RJ, e em São Paulo, procure o Poupatempo.

Nas demais cidades do país, procure se informar nos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais. 

Não deixe para a última hora. Pesquise essas informações na sua cidade (e até na maternidade escolhida) antes do bebê nascer.

Foto: Arquivo Pessoal