Sicoob Fluminense recebe visita de membros do Comitê de Bacia Hidrográfica - Nacional
null Sicoob Fluminense recebe visita de membros do Comitê de Bacia Hidrográfica

O Diretor-Presidente e a Diretora Administrativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, respectivamente Zenilson Coutinho e Luiza Salles, estiveram no Sicoob Fluminense na sexta-feira, 25 de novembro. A visita fez parte de mais uma etapa do projeto institucional Café Cooperativo, pelo qual integrantes dos mais diversos segmentos da sociedade são convidados a conhecer os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa de crédito.
Os integrantes do comitê foram recebidos pelo Diretor-Presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva e pela Supervisora de Relações Sociais e Institucionais Maria Clara Oliveira.

Com sede no município de Campos dos Goytacazes/RJ, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e é um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos – SEGRHI, nos termos da Lei Estadual n° 3.239/1999.
Tem como objetivo promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica IX do Estado do Rio de Janeiro, que compreende a região constituída pelas bacias do Muriaé, do Pomba, do Pirapetinga, do Córrego do Novato e Adjacentes, do Jacaré, do Campelo, do Cacimbas, do Muritiba, do Coutinho, do Grussaí, do Iquipari, do Açu, do Pau Fincado, do Nicolau, do Preto, do Preto Ururaí, do Pernambuco, do Imbé, do Córrego do Imbé, do Prata, do Macabu, do São Miguel, do Arrozal, da Ribeira, do Carapebus, do Itabapoana, do Guaxindiba, do Buena, do Baixa do Arroz, do Guriri e por pequenas bacias da margem direita e esquerda do Baixo Paraíba do Sul.
A área de atuação do Comitê abrange integralmente, os municípios de Quissamã, Natividade, São João da Barra, Cambuci, Itaperuna, São José de Ubá, Italva, Santo Antônio de Pádua, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Aperibé, Miracema, Varre-Sai, São Francisco do Itabapoana, Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula e Laje do Muriaé, assim como, parcialmente, os municípios de Trajano de Morais, Conceição de Macabu, Carapebus, São Fidélis, e Santa Maria Madalena, situados na regiões norte e noroeste fluminenses do Estado do Rio de Janeiro.
Parceria
Zenilson Coutinho e Luiza Salles fizeram uma exposição acerca da exploração dos recursos hídricos da região e potenciais problemas de abastecimento, a partir de novos desvios de cursos de água para atendimento de outras regiões metropolitanas, e a necessidade de se desenvolver em toda a região um programa de educação ambiental. Neste sentido, o comitê já trabalha com um projeto nas escolas, com apoio das prefeituras de vários municípios e de entidades representantes da sociedade, como o Rotary Club, que servirá de parâmetro para um amplo projeto estadual, a ser apresentado em um evento no próximo mês de março, em Campos dos Goytacazes. A ideia discutida foi a de fazer o Sicoob Fluminense um novo parceiro para as próximas ações.

A parceria entre o comitê e o Sicoob Fluminense foi praticamente referendada, na medida em que Neilton Silva deixou claro que “não vamos abrir mão de participar dessas ações junto com o comitê. Iremos estudar a nossa parcela de contribuição, mas com certeza pretendemos envolver nesse sistema o Instituto Sicoob e a própria Organização das Cooperativas do Brasil, a OCB, justamente para darmos uma amplitude maior ao trabalho, inclusive de caráter nacional. A água é um bem primordial, e é nossa obrigação trabalharmos juntos no sentido da preservação. Já apoiamos um concurso cultural, promovido pelo Instituto Sicoob, e vamos analisar a melhor forma de concretizarmos esse envolvimento da cooperativa.”
Os representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana deixaram claro a importância do apoio institucional do Sicoob Fluminense nos trabalhos desenvolvidos e projetos a serem executados. Com efeito, material específico a respeito do amplo projeto de educação ambiental será enviado para o setor de relações sociais e institucionais do Sicoob Fluminense para posteriores discussões.