Dia de Cooperar tem celebração com intercooperação em Paraguaçu - Nacional
null Dia de Cooperar tem celebração com intercooperação em Paraguaçu
No dia 02 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, as cooperativas presentes na cidade de Paraguaçu, Sicoob Credivar, COOMAP e Sicredi, realizaram a celebração do Dia C com a comunidade do Bairro Colina São Marcos e Adjacências. O evento aconteceu na sede da Associação Um Amanhã Melhor, das 9 às 12 horas, com ações de saúde, meio ambiente e bem-estar social. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes. O evento só foi possível, devido aos parceiros Associação Um Amanhã Melhor, Lar Criança Feliz, NASF – Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias de Paraguaçu e Secretaria de Saúde de Paraguaçu.
Fabricio Silveira, gerente do Sicoob Credivar, Quitéria Hamasaki, da COOMAP e Aline Centenaro, gerente do Sicredi, fizeram a abertura do evento, agradecendo a presença da comunidade, falando sobre o Dia de Cooperar e da importância do cooperativismo para o bem-estar de todos e apresentaram suas equipes. Eles agradeceram também aos parceiros deste dia.
Dona Silvia, da Associação Um Amanhã Melhor, agradeceu pela confiança no trabalho da Associação e pela realização das atividades, ressaltando a importância da união das pessoas em prol das comunidades mais carentes. Milena Araujo, nutricionista do NASF, iniciou o “bate-Papo” sobre alimentação e coordenou atividades educativas com as crianças. A equipe do NASF também fez aferição de pressão, medição de glicemia e a antropometria de todos os participantes, entregando a eles um cartão com as informações para controle da saúde. O dentista Pedro Paulo de Souza, da Secretaria de Saúde de Paraguaçu, falou da importância da dentição sadia e dos cuidados necessários, mostrando ainda o papel dos pais no cuidado da higiene bucal dos filhos. Ele também fez a distribuição de escovas e pastas de dente para todos os participantes.
Quitéria, da COOMAP falou do mosquito da dengue e dos cuidados para a prevenção da doença, tão presente na comunidade de Paraguaçu nos últimos tempos. Ela falou do projeto Crotalária, iniciado pela cooperativa, que propõe o plantio dessa espécie como método natural de combate ao mosquito Aedes Aegypti e distribuiu sementes das Crotalárias, incentivando o plantio. Foi distribuído pipoca, algodão doce e um lanche caprichado à comunidade presente. Foi realizado também sorteio de brindes e uma lembrancinha a todas as crianças.
As cooperativas lançaram as campanhas de arrecadação de alimentos, cobertores e roupas de frio, fraldas, leite e material de limpeza que permanecerá até o mês de dezembro de 2022 e será destinado às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social do bairro Colina São Marcos e Adjacências, através da Associação Um Amanhã Melhor e às crianças do Lar Criança Feliz de Paraguaçu.
*Com informações assessoria COOMAP