null É momento de cooperar com Petrópolis

29/03/2022 07:00

Nos dias, 15 de fevereiro e 20 de março, a cidade de Petrópolis região Serrana do Rio, enfrentou duas fortes chuvas que devastaram o município. Somados, os desastres já deixaram mais de 241 mortos, três desaparecidos e cerca de 1.114 pessoas desabrigadas. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) do Rio de Janeiro, a cidade registrou o maior volume de chuva da história em 24h, desde a catástrofe de fevereiro deste ano.

Diante destas tragédias, as cooperativas do Sistema Rio uniram forças com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis para arrecadar doações de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene. A arrecadação dos materiais está sendo feita na sede da CDL, que fica localizada na Rua Irmão D’Angelo, 48 (sobre loja) das 09h às 18h. Além dos itens básicos de sobrevivência, a campanha também está arrecadando dinheiro via Pix e transferências, para potencializar ainda mais o alcance da ação.

O centro histórico da cidade foi fortemente atingido pelas chuvas e ficou devastado. Nossa agência Petrópolis que fica no local, na Rua do Imperador 998, foi afetada pelas duas enchentes e ficará fechada por tempo indeterminado para avaliações e reparos. Felizmente, todos os nossos colaboradores estão bem.

O Sicoob Central Rio foi o responsável por criar a ação emergencial junto com o Sicoob Central Espírito Santo, que indicou o CDL de Petrópolis como instituição local para receber as doações. Silvana Lemos, gestora do Instituto Sicoob, conta que a decisão de optar pelo Pix foi estratégica para facilitar a logística da chegada dos recursos e ao mesmo tempo estimular o comércio local para a compra dos itens de primeira necessidade. “É urgente e fundamental que o nosso sistema se envolva para tentar minimizar e mitigar tantas perdas nessa tragédia de Petrópolis”, acrescenta Silvana.

O Sicoob Rio, em parceria com o Sicoob Cecremef, lançou a linha de crédito AcreditaPetrópolis, que é destinada aos empresários que tiveram seus negócios inviabilizados devido às fortes chuvas que atingiram a região de Petrópolis nas último mês. A linha de crédito emergencial oferece condições especiais como: prazo de até 60 meses para pagamento, carência de 180 dias e taxa pré-fixada a partir de 0,89% a.m.

Para obter mais informações, os empresários devem acessar o site www.acreditapetropolis.com.br ou procurar um dos gerentes do Sicoob Cecremef que estão atendendo no espaço Firjan, das 10h às 16h e na Prefeitura Petrópolis, das 9h às 16h.