null Palestra sobre cooperativismo é sucesso em Alterosa

Capa do artigo:
Joãozinho durante a palestra
Conteúdo:

O SICOOB Sarom realizou na noite de segunda-feira (20/06) um encontro com cooperados e comunidade de Alterosa, apresentando o modelo de atuação da Cooperativa, cujo objetivo está em valorizar as pessoas e estimular o desenvolvimento local. 


O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, João Carlos Leite (Joãozinho) ministrou a palestra com o tema 'Modelo de atuação Sarom – parcerias para a prosperidade da comunidade', cujo público formado por aproximadamente 400 pessoas apreciaram com entusiasmo. 


Em sua fala, Joãozinho frisou sobre a história e a importância do cooperativismo e da prática da gestão ambidestra – modelo de gestão que vem sendo referenciado pelo Banco Central do Brasil, através do Instituto Fenasbac, do qual econômico e social caminham juntos para gerar prosperidade para as pessoas e sustentabilidade do empreendimento cooperativo. Foram apresentados ainda os principais indicadores financeiros da Instituição, bem como sua visão de longo prazo, em que, SICOOB Sarom e cooperado se fortalecem, na medida que o senso coletivo de pertencimento da comunidade aumenta. 


Para Joãozinho, este é só o início da prosperidade através da união entre a Cooperativa e o município de Alterosa.  'Nós, cooperativas, somos os únicos agentes que devolvem produtos e serviços para o cooperado, que tem a dupla função de dono e usuário ao mesmo tempo. Quanto mais fortalecermos esse cooperativismo, a partir de parcerias, operações e serviços prestados à população dentro do SICOOB Sarom, maiores serão os ganhos sociais e econômicos, agregando valor e melhorando a qualidade de vida de toda uma comunidade', ressaltou.


O encerramento da noite foi marcado com coquetel de confraternização para cooperados, colaboradores e convidados, que tiveram ainda a chance de concorrer a brindes. 

 

Uma nova história 


A presença do SICOOB Sarom em Alterosa é fruto do processo de união entre a Cooperativa e o SICOOB Cooperosa, homologado pelo Banco Central do Brasil no final de 2021. Além de Alterosa, a Cooperativa atua em outros 17 municípios nas regiões Sul, Sudoeste e Centro-Oeste Minas e Alto Paranaíba, prestes a inaugurar sua 22ª Agência, em Julho na cidade de Inconfidentes. 


Ao todo, são mais de 38 mil cooperados, donos e usuários da Cooperativa, que completa em outubro 31 anos de história, iniciada em São Roque de Minas, após o abandono dos bancos que não viam naquela localidade a viabilidade de uma praça bancária.

 

Mais do que serviços financeiros, o SICOOB Sarom é conhecido pelo seu papel de agente de desenvolvimento local, a partir do estabelecimento de parcerias, que resultam em programas de desenvolvimento regional, como do Queijo Canastra, Banana de Delfinópolis, Móveis Rústicos de Passos e Movimento CoopEducação, que atende dezenas de escolas na região, com o Programa de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira. 'A sustentabilidade da Cooperativa está na reciprocidade do cooperado, sustentada pela coerência da prática do nosso propósito: inspirar pessoas para transformar realidades', ressalta o presidente Joãozinho.

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):