null Sicoob Credigerais realiza ações da Global Money Week 2022 em escolas públicas

07/06/2022 14:35

Este ano, em sua décima edição, a campanha teve como tema central “Construa seu futuro: use seu dinheiro de forma inteligente” e o Sicoob Credigerais aproveitou para divulgar nas suas nas suas redes sociais conteúdos com dicas sobre organização financeira, consumo consciente e como criar um plano de ação para realizar seus sonhos. 

Além do conteúdo virtual, também foram realizadas palestras durante os encontros mensais dos cafés com o cooperado nas agências e em escolas nas cidades de Paracatu e Unaí.

Na cidade de Unaí estivemos na Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira com 104 alunos do 6º ano (ensino fundamental). Ao todo, foram quatro turmas muito animadas e participativas que aprenderam sobre a importância de tomar atitudes no presente para começar a construir o futuro dos sonhos. As palestras foram ministradas pelo gerente de relacionamento Jansen Freitas e contou com o apoio das Pessoas de Apoio Estratégico - PAE’s, Cida Correia e Soniele Antunes.

 

Em Paracatu
Já na cidade de Paracatu foi a vez da Escola Municipal Maria Trindade Rodrigues, na comunidade da Lagoa (zona rural da cidade) onde a ação aconteceu em duas etapas. Primeiro, estivemos presente no sábado letivo levando uma oficina sobre construção de sonhos para os alunos do 9º ano. Esse foi um momento para pensar sobre o que cada um gosta e o que deseja para o futuro, pinceladas de reflexão e autoconhecimento. Foi uma manhã muito proveitosa para alunos, professores e o time de Voluntários Transformadores que acompanharam o evento. 

A segunda etapa certamente foi a mais divertida e marcante para todos! Os alunos tiveram a oportunidade de participar de um passeio guiado pelo centro histórico de Paracatu para aprenderem sobre a origem da cidade e como o ouro e o dinheiro foram importantes nesse processo. A condução foi realizada pela Guiastur que orquestrou o roteiro começando o dia com um delicioso café da manhã colonial no Quintal da Ângela, quitandeira tradicional da cidade que trouxe uma lição sobre empreendedorismo para os alunos. 

Em seguida, visitamos a Casa Kinross, espaço interativo de convivência onde foram reunidas memórias que contam a história de Paracatu através de vídeos com depoimentos de moradores compartilhando suas próprias lembranças.

A última parada foi na Igreja Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como a Igreja dos Pretos Livres, tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN, é uma capela de grande vulto em taipa, de construção muito rústica, iniciada provavelmente em 1744, e é característica da região de transição entre Minas e Goiás. 

O desenvolvimento dessa campanha teve por base os pilares para a promoção da cidadania financeira adotados pelo Sistema Sicoob: autoconhecimento, educação financeira e senso de pertencimento à comunidade. Esses pilares nos conduzem para, por meio da educação, tornar as pessoas conscientes de seus direitos e deveres e das consequências advindas de suas escolhas financeiras

No Brasil

A agenda oficial no Brasil resultou em 969 iniciativas no país entre 21 e 27/3/2022, obtendo um alcance total de 2.469.784 pessoas. Importante destacar que mais de 30 empresas de diversos segmentos promoveram as ações na GMW 2022 em 19 estados e no Distrito Federal: órgãos públicos, reguladores, bancos, corretoras, cooperativas, associações, ONGs, empresas e entidades, assim como universidades e escolas. Entre elas, o Instituto Sicoob. 

O que é a GMW?
Global Money Week é uma campanha mundial anual que busca garantir que os jovens estejam financeiramente conscientes e, gradualmente, adquirindo conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões sólidas, alcançando o bem-estar e resiliência financeira.
No Brasil, a GMW é coordenada pela CVM, que também coordena o grupo de trabalho responsável pela campanha na Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE, entidade líder da campanha.
A campanha tem como público-alvo crianças, adolescentes, universitários, jovens adultos (até 29 anos) e professores.


Saiba mais no site da GMW.