null 2º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo contará com Miriam Leitão e Heródoto Barbeiro

02/06/2022 13:56

A data escolhida para o lançamento, 7 de junho, é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

O lançamento da 2ª edição do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo, promovido pela Associação Catarinense de Imprensa, contará com a participação dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Miriam Leitão. O tema principal do evento será a cobertura jornalística nas eleições de 2022. As inscrições abrem no dia 7 de junho e serão premiados trabalhos veiculados entre 1º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2022.

A data escolhida para o lançamento, 7 de junho, é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. O evento será em formato híbrido, com realização no auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), junto à sede da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Federação.

Os melhores conteúdo nas categorias Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo, Jornalismo Visual, Jornalismo Universitário e Cooperativismo receberão prêmios em dinheiro, além de um troféu impresso em 3D.

“Temos pela frente uma eleição histórica e entendemos que o lançamento deste prêmio, que reconhece o trabalho do repórter, será uma oportunidade única de ouvir o que pensam sobre este cenário dois grandes profissionais do jornalismo no Brasil”, disse a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada.

Heródoto Barbeiro
Jornalista do R7, Record News e Nova Brasil FM, é de autor de vários livros de jornalismo. Começou a carreira jornalística na TV Gazeta e na Jovem Pan. Participou da criação da rádio CBN, onde foi âncora e gerente de jornalismo. É mestre em História pela Universidade de São Paulo, em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e Direito na FMU, além de professor emérito da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Na TV Cultura apresentou vários programas, entre eles o Roda Viva. Mantém no YouTube o canal “Por dentro da Máquina”.

Miriam Leitão
Jornalista e escritora, trabalhou em vários órgãos de imprensa e desde 1991 está nas Organizações Globo. Recebeu diversos prêmios, entre eles o “Maria Moors Cabot” da Universidade de Columbia e o prêmio por contribuição ao jornalismo da Associação Nacional de Jornalismo Investigativo (Abraji). Tem 13 livros publicados. Entre eles,  “Saga Brasileira”, que ganhou o Jabuti de livro do ano de não-ficção da Câmara Brasileira do Livro, em 2012. Acaba de lançar “Democracia na Armadilha”.

A coordenação do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo é dos jornalistas Júlia Pitthan, Edgar Gonçalves e Alessandra Ogeda.

É imprescindível ter registro profissional para participar.

Todas as informações podem ser acessadas aqui: https://www.casadojornalista.org/ 

Fonte: AcontecendoAqui.