null Benefícios para seus cooperados: Sicoob Credigerais sorteou 194 bolsas de estudos em 2022

Capa do artigo:
Conteúdo:

Educação, Formação e Informação: esse é o quinto princípio do cooperativismo.  Idealizado há mais de 170 anos no Reino Unido pelos fundadores da primeira cooperativa moderna bem sucedida e repaginado em 1995 pela Aliança Cooperativa Internacional – ACI. Esse princípio está na essência das cooperativas e deve ser praticado tanto internamente, com seu quando funcional e quadro social, como também externamente com ações que invistam na educação da comunidade.

E como forma de investir na educação dos seus cooperados, desde 2011, anualmente o Sicoob Credigerais realiza sorteio de bolsas de estudos parciais. O recurso pode ser utilizado na qualificação do próprio cooperado ou para beneficiar o seu cônjuge, filhos, netos, irmãos, pais e demais dependentes legais. Em 2022, foram 194 bolsas distribuídas entre as 14 agências físicas (em 10 cidades) e a agência digital (que atualmente atende mais de 50 cidades).

 

Como funciona?

A bolsa parcial é um incentivo financeiro com duração de doze meses e funciona através de reembolso ao cooperado do custo da mensalidade paga à instituição de ensino. O valor reembolsado é de cinquenta por cento do boleto, limitado até meio salário mínimo. Contempla desde a educação infantil até pós-graduação, em qualquer instituição de ensino reconhecida pelo MEC, em todo o território nacional.App Sicoob Moob oferece soluções educacionais para cooperados - Sicoob  Fronteiras - Sicoob

As inscrições aconteceram durante o mês de março e encerramos o período com 761 cooperados inscritos, pessoas físicas e jurídicas. Para se inscrever, os cooperados deviam preencher os requisitos de reciprocidade estabelecidos na Resolução 001/2022 publicada no site da cooperativa em 03 de março. E como forma de promover a educação cooperativista desde o início do processo, os cooperados precisaram concluir dois cursos obrigatórios disponíveis no aplicativo de relacionamento com o cooperado, o Sicoob Moob.

 

O curso “Cooperado e sua cooperativa” pretende demonstrar ao cooperado a importância da cooperativa para a sua vida financeira e fazê-lo entender a natureza do seu papel como “usuário/cliente” de produtos e serviços financeiro em contraponto ao seu papel de “sócio/dono” de uma cooperativa.

 

Já o curso “Cooperado e o crédito” visa esclarecer sobre como utilizar as linhas de crédito buscando adequar as melhores condições que viabilizam o pagamento do recurso tomado e explica a lógica do Score de Crédito para que se possa organizar melhor o seu comportamento com o mercado financeiro e, particularmente, com  a cooperativa.

 

Assim, os cooperados que se inscreveram também adquiriram novos conhecimentos que podem ser aplicados no seu relacionamento com cooperativa e com a comunidade, de forma geral, pois o desenvolvimento e a formação de uma economia local sadia dependem de negócios prósperos e, por sua vez, depende da capacitação das pessoas. No Sicoob Moob você pode encontrar vários outros cursos que abordam desde a educação financeira até gestão dos negócios.

 

O sorteio

O sorteio foi conduzido pelo presidente do conselho de administração, Darcy Neiva e aconteceu no dia 20/04 com transmissão pelo canal oficial no Youtube e pelo aplicativo Sicoob Moob. Prezando pela transparência das informações, presencialmente foi acompanhado pela Comissão de Avaliação composta pelo diretor administrativo e de risco, José Humberto Borges, pela analista de controles internos, Laís Teixeira, pelo conselheiro fiscal Iano Pereira, e por dois cooperados que não estavam concorrendo, o senhor Fabio Cruvinel e a senhora Jorgelina Santos.

 

A jovem cooperada Larissa Moreira foi contemplada pela segunda vez consecutiva e relata: “foi importante para mim porque ajuda a conferir um acesso a uma melhor qualidade de estudos com menor esforço da família, e sou grata por essa corporação fornecer isso.” Acreditamos que por meio do conhecimento as pessoas ganham novas oportunidades, podendo crescer e ter chances de sucesso e são relatos assim que nos incentiva a continuar promovendo ações que fazem a diferença na vida das pessoas e de toda a comunidade.

Ser cooperativista é comprometer-se com o presente e o futuro das pessoas. Sigamos juntos cooperando para a construção desse futuro próspero e feliz!

 

Texto: Soniele Antunes

Analista de Desenvolvimento Cooperativista

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):