null Programa Mulheres Cooperativistas ocorre de forma descentralizada

23/05/2022 15:01

Programa visa fortalecer o cooperativismo, capacitando as mulheres para desenvolver as cooperativas e as comunidades onde atuam

O programa Mulheres Cooperativistas é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) e tem a finalidade de promover a sustentabilidade das cooperativas e do cooperativismo, através da disseminação da doutrina cooperativista e do aprimoramento de atitudes, habilidades e competências necessárias à melhor atuação das mulheres no quadro social das cooperativas.

O programa se desenvolveu e evoluiu ao longo dos anos. Atualmente, proporciona uma nova forma de execução pensada para ofertar mais autonomia às cooperativas no planejamento e na execução das ações do programa. “Desta forma, as cooperativas podem trabalhar de maneira mais adaptada às suas realidades e necessidades. A essência do programa permanece a mesma. O que mudou é que elas têm mais liberdade para trabalharem”, informa o presidente do Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin.

O programa Mulheres Cooperativistas possui em sua ementa modular quatro módulos, que devem ser abordados: Educação Cooperativista; Liderança Feminina Cooperativista; Desenvolvimento Interpessoal/Relacionamento Familiar, e Organização do Quadro Social.

Seu principal objetivo é fomentar alternativas e estratégias de fortalecimento do cooperativismo, por meio da capacitação de mulheres conscientes do seu papel no desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam. “Historicamente, é perceptível que o maior envolvimento do público feminino contribui no fortalecimento da cooperativa, e consequentemente, do sistema cooperativista” conclui Suzin.

Fonte: Sistema Ocesc - Assessoria de Comunicação Interna.