null Delegados elegem novos conselheiros para o Sicoob Credivertentes

29/04/2022 16:22

Votações que definiram Conselho de Administração e Conselho Fiscal aconteceram durante Assembleia Geral na quarta, 27

Transparência e participação sempre foram palavras-chave no Sicoob Credivertentes. E na quarta-feira, 27 de abril, as definições de ambas foram atualizadas. Isso porque mais de 300 pessoas participaram da 37ª Assembleia Geral da Cooperativa, a terceira com transmissão totalmente online, via Moob, para mais de 22 localidades no Campo das Vertentes e na capital mineira, Belo Horizonte. 

Em tempo real, todos os espectadores acompanharam apresentações de resultados, ações e projetos da instituição. Além disso, cerca de 120 delegados votaram pautas importantes para o futuro dela, incluindo uma nova formação para os conselhos de Administração e Fiscal, com mandatos até 2026 e 2025, respectivamente.
 

Chapas

Com chapa única em ambos os pleitos, os novos Conselhos foram definidos por aclamação durante a Assembleia. E para isso houve, antes, a apresentação dos currículos de todos os candidatos.

Ao fim da sessão, foram eleitos nove nomes para o Conselho de Administração, que segue presidido pelo membro-fundador do Sicoob Credivertentes, João Pinto de Oliveira. Já a advogada, auditora contábil e perita judicial Fabiana Oliveira assume a vice-presidência da cúpula gestora – posto que, nos últimos dez anos, foi ocupado por Paulo Melo. Ele foi homenageado na ocasião e agradeceu. “Ao todo, são quase 30 anos de história nesta Cooperativa. Uma instituição ímpar que prosseguirá repleta de sucesso e desenvolvimento".  

Compõem o novo Conselho Administrativo, ainda, Antônio Andrade; Lígia Moreira; Mauro Vivas; Wagner Presotti; Yuri Gomes; Cristiano Almeida e Luís Cláudio dos Reis. Os dois últimos, aliás, atuavam no Conselho Fiscal vigente até 2022.

Na última quarta-feira, com as eleições na Assembleia Geral, foram escolhidos seis novos conselheiros para o setor, sendo eles os titulares Cristóvão Avelar; Luís Gustavo Resende e Rafael Leão. Também foram eleitos os suplentes Manoel Almeida; Henrique Santos e Miguel Carvalho.

A composição dos Conselhos de Administração e Fiscal receberá, agora, o aval do Banco Central para ser empossada.


Importância

Cristiano Almeida, que migra do Conselho Fiscal para o Administrativo, lembrou dos desafios e do compromisso Cooperativista pelo bem-comum. “É preciso dedicação, esforço e muito suor. Mas vale a pena. A felicidade dos Cooperados depende, também, do desempenho das nossas funções”, comentou. 

Reflexão semelhante fez Iraí Carvalho, delegado do Sicoob Credivertentes em Prados. Ele fez questão de estar na agência local para acompanhar a transmissão da Assembleia. “Acho que o evento representa comunicação e transparência. Ao mesmo tempo, enquanto delegado, é meu papel contribuir na representação da comunidade. Especialmente em momentos democráticos como as eleições de hoje”, frisou. 

Ao encerrar o encontro, João Pinto de Oliveira destacou, ainda, “que a Cooperação se faz tanto na busca por Justiça Financeira, desenvolvimento coletivo e bem-comum quanto na participação ativa de todos”.