null Colaboradores da Sicoob Credisul e comunidade vilhenense participam de ação para doação de sangue

21/10/2020 11:10

A ação da campanha “Cooperar Corre em Nossas Veias” realizada no último sábado, 17/10, pela Sicoob Credisul e Sipag, reuniu doadores de sangue no CTC Sicoob Credisul. As coletas foram feitas pela equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – FHEMERON, unidade de Vilhena (RO), das 8h às 12h. Ao todo, foram coletadas 35 bolsas.

Várias pessoas da comunidade aderiram à campanha e foram até o local doar. Mas, a maioria dos doadores foi de colaboradores da Unidade Administrativa da Sicoob Credisul. Alguns doaram pela primeira vez, como Edith Michelon, analista de crédito na Sicoob Credisul. “Eu já tinha vontade de doar, mas sempre havia um imprevisto e não conseguia. Desta vez, apareceu a oportunidade e consegui. Foi gratificante! Me senti muito bem, uma sensação de bem-estar de poder ajudar o próximo. Eu já precisei um dia, então sei o quanto é importante doar”, relatou.

Já Mathews Sullivan, analista de tecnologia da informação na Sicoob Credisul, é doador assíduo há 12 anos. Para ele, a campanha “Cooperar Corre em Nossas Veias” é inovadora e deve inspirar outras instituições. “É muito difícil ver empresas realizarem esse tipo de campanha. Isso mostra o quanto a Sicoob Credisul leva a sério o cuidado para com a sociedade e o espírito cooperativista”, disse.

De acordo com o hemocentro de Vilhena, os pacientes com doenças crônicas graves são os que mais necessitam de transfusões de sangue, por isso, a demanda é constante. Ações de incentivo, como a realizada pela Sicoob Credisul e a Sipag, ajudam a manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisa.

Para doar

A campanha promovida pela cooperativa continua até 31 de outubro. Para doar sangue, basta procurar o hemocentro de sua cidade. Em Vilhena (RO) está localizado na Avenida Jô Sato, ao lado do Hospital Regional de Vilhena. Funciona às segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 12h15min; às terças-feiras das 13h às 18h15min; e quinta-feira das 7h às 18h15.

É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e levar documento oficial com foto. Mulheres podem doar a cada três meses e homens a cada dois meses. Uma doação pode ajudar até 4 pessoas.