null Taxa Selic alta: devo fazer minhas compras à vista ou parceladas?

04/04/2022 08:34

Com a mais nova alta da Selic, agora em 11,75% ao ano, e tendo em vista uma nova subida em breve, nossos hábitos financeiros já foram e continuarão a ser diretamente afetados. Enquanto a alta na taxa básica de juros auxilia aqueles que investem em renda fixa, ela também influencia negativamente no poder de compra do brasileiro.

Então, pensando nisso, levantamos a reflexão: com uma Selic alta e meu poder de compras reduzido, devo priorizar compras à vista ou parceladas? E a resposta é: depende.

Vem entender!

 

Compras parceladas

Com a Selic em alta, todos os juros cobrados em transações financeiras tendem a se elevar. Por isso, muito cuidado com as compras parceladas!

O parcelamento não é, necessariamente, um vilão das finanças. Ele pode ser um grande aliado na conquista de bens e viabilizar, com mais facilidade, nosso acesso a determinados objetivos.

Mas mantenha-se sempre alerta: as parcelas a pagar não podem comprometer mais do que 25% da sua renda mensal. Se o valor passar disso, o risco de cair em descontrole financeiro é alto.

 

Compras à vista

O pagamento à vista tem a fama de ser sempre mais vantajoso. Mas, principalmente em cenário de alta na Selic, nem sempre ele é a opção mais inteligente.

Hoje, por exemplo, com a taxa básica de juros em 11,75%, um pagamento à vista que te dá 10% de desconto já não compensa – se você deixar este mesmo valor investido no Tesouro Selic, por exemplo, em um ano ele já vai render mais do que este desconto. Imagina se deixar em investimentos como o RDC, que rende a partir de 103% do CDI e você conta até com liquidez diária. 

Além disso, a compra à vista vale a pena quando ela não vai te descapitalizar. Jamais mexa na sua reserva de emergência para pagar alguma compra à vista, principalmente se ela não for essencial.

 

Entender sua realidade financeira, atentando-se aos pontos que destacamos acima, é o caminho mais certeiro para fazer a escolha ideal na hora de comprar. Lembre-se sempre que sua realidade é única e deve ser analisada com cuidado, respeitando seus próprios limites e objetivos.