null Salário caiu na conta: o que fazer primeiro?

21/03/2022 10:30

O primeiro e indispensável passo para que você consiga demandar seu salário corretamente é elencar prioridades. A gente sabe que, muitas vezes, o salário não é suficiente para pagar todas as contas que surgem. Então o mais importante é garantir que nenhuma das essenciais fique para trás.

Caiu o salário? Segue os passos abaixo que não tem erro!

Elenque a prioridade das suas contas

Em primeiro lugar, sempre coloque aquilo que é essencial para sua sobrevivência e bem-estar básico.

Logo depois deles, considere sua reserva financeira. Sim! Logo depois. Ela precisa ser uma “despesa” fixa em sua rotina para que consiga garantir um bom valor com tranquilidade. Aqui a gente fala um pouco mais sobre reserva de emergência.

E aí, com todas as obrigações cumpridas, liste os gastos supérfluos.

Pague os gastos fixos

Aqui entra tudo aquilo que é indispensável mesmo para sua rotina e sobrevivência: aluguel, energia, água, internet, supermercado, medicamentos, faculdade ou escola das crianças.

É muito importante que você conheça o valor médio dos seus gastos fixos, até mesmo para planejar melhor como guardar seu dinheiro, como planejar gastos extras e, também, como e onde economizar.

Os gastos fixos são o maior compromisso do seu salário. Não esquece disso!

Garanta a reserva de emergência

Como disse anteriormente: sim! Sua reserva financeira deve ser colocada como prioridade de gastos logo após seu aluguel, energia e água.

Isso porque é ela que vai te garantir que os gastos fixos sejam pagos em uma emergência, em um momento sem salário.

Planeje um valor mensal para aplicar na sua reserva. Não precisa ser alto, apenas constante. Assim, você vai montando seu pé-de-meia aos poucos e, te garanto, vai ficar bem mais tranquilo para a próxima etapa.

Aproveite os gastos supérfluos

Nada melhor do que aproveitar momentos com a certeza de que as contas estão em dia e o dinheiro para emergências, garantido.

Aqui é o momento em que você pode se presentear, presentear quem ama e comprar aquelas coisas não tão necessárias, mas que você quer muito!

Com as contas em dia, reserva financeira em andamento, você consegue ter tranquilidade para fazer uma compra ou um passeio, com a certeza de que nada daquilo é por impulso.

Revise sempre seus hábitos

Aqui um recado importante: hábitos, gastos e rotinas mudam. Então, sempre revisite suas contas, suas prioridades e entenda todas elas. Saiba no que está gastando para saber onde pode economizar.

Conhecer suas contas e seu dinheiro faz toda a diferença na organização financeira.