null Quando devo contratar um Consórcio?

21/03/2022 10:25

Existem muitas maneiras de poupar dinheiro para atingir um objetivo. Aqui mesmo, no Sicoob Cecres, você encontra várias. Mas, se o seu objetivo em jogo é dos grandes, uma dica valiosa: Consórcios.

Muitas vezes, poupar dinheiro pra alcançar um objetivo maior não é fácil. Mesmo para aqueles que contam com uma sobra de dinheiro no final do mês, depois de pagar todos os boletos, é fácil se perder no objetivo e gastar com qualquer outra coisa – sempre menos importante do que aquele seu grande objetivo de vida.

É aí que entra o Consórcio. É quase como uma compra parcelada, com data certa pra receber seu bem que, na melhor das hipóteses, ainda pode chegar pra você antes do programado. Ah, e você ainda faz essa compra junto com outras pessoas que também têm o mesmo objetivo. Bem mais fácil “guardar” a graninha assim, né?

Vem que a gente vai te explicar tudo.

 

Afinal, o que é o Consórcio?

O Consórcio é uma compra parcelada e programada, sem a incidência de juros, que consiste na união de um grupo de pessoas que pagam, mensalmente, um valor para que todos do grupo alcancem seus objetivos. Esse pagamento tem valor e prazo determinados.

Esse objetivo varia de acordo com a administradora de consórcio, mas pode ser um carro, uma casa, uma moto, uma viagem ou até uma reforma na casa.

 

Quando é vantajoso contratar um Consórcio?

Como falamos ali em cima, o Consórcio é muito válido para quem tem um grande objetivo a ser alcançado. É ideal para você que não tem pressa para colocar esse plano em prática, desde que ele, de fato, se concretize em algum momento.

Vale para uma casa nova, um carro novo, uma reforma, uma viagem, uma cirurgia plástica. É a maneira ideal de poupar dinheiro direcionado exatamente para aquilo que você mais quer.

 

Como eu posso fazer parte de um grupo?

Por meio da aquisição de cotas. Ao entrar no grupo, você passa a contribuir com a soma dos valores necessários para que todos os consorciados adquiram seu bem, de acordo com as regras, prazos e valores pré-estabelecidos.

O valor da cota será determinado de acordo com o valor final do seu objetivo, além do prazo de término do grupo em que você entrar.

 

E quando sou contemplado?

Bom, depende. De acordo com o contrato, ao final do pagamento do consórcio. Mas, estando com suas parcelas em dia, você pode ser sorteado nas assembleias realizadas mensalmente, que contemplam um consorciado antes do término do contrato.

Além disso, você também pode acelerar sua contemplação caso tenha um dinheirinho guardado. Adiantando suas parcelas, você pode ser contemplado – essa ação chama-se lance.

 

Tem Consórcio no Sicoob Cecres?

Mas é CLARO! E o melhor: se você ainda não é nosso cooperado, pode adquirir com a gente mesmo assim.

No próprio App Sicoob você consegue fazer a simulação da sua contratação, consultando os grupos disponíveis para cada modalidade. É só acessar o Menu Principal > Consórcios > Simulação/Contratação > Consórcio.

Aí, basta escolher entre as nossas modalidades disponíveis no aplicativo – automóveis nacionais, motocicletas, imóveis, serviços, caminhões ou outros bens móveis – e entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento para dar andamento à adesão.

 

E pra minha empresa, tem Consórcio?

Sim!

Aqui no Sicoob Cecres você pode fazer uma frota de automóveis para sua empresa, desde que sejam do mesmo grupo de consorciados.

Para o setor rural, tem a opção de maquinários e implementos agrícolas, além de semoventes e materiais genéticos, limitado a R$ 50.000,00 por CNPJ (Bovinos, Equinos, Caprinos, Suínos) permitidos na categoria de Bens Duráveis.