Sicoob reforça discussão sobre mudanças climáticas e integra lançamento da Rede Financeira para a Amazônia durante a COP28 - Nacional
Sicoob reforça discussão sobre mudanças climáticas e integra lançamento da Rede Financeira para a Amazônia durante a COP28
Grupo tem como finalidade apoiar e financiar a conservação e restauração da Região Amazônica
Dezembro de 2023 - Reforçando seu compromisso com as discussões da agenda sobre mudanças climáticas, o Sicoob participou do lançamento da Rede Financeira para a Amazônia durante maior evento sobre mudanças climáticas do mundo, a COP28. O encontro foi realizado em 05 de dezembro, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e contou com a participação do Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen.
A instituição financeira cooperativa representa o setor como membro fundador da “Rede”, ao lado de outros atores do sistema financeiro brasileiro e de nações vizinhas, executivos do BID Invest e da International Finance Corporation (IFC).
De acordo com Meinen, o pacto tem como objetivo intensificar ações para o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e sustentável da região. A frente envolve agentes financeiros privados e se soma à “Coalizão Verde”, formada por bancos públicos de países da Amazônia.
“Assumimos esse compromisso com foco em incentivar, por meio de apoio técnico e financiamento, a geração de emprego e renda, inclusão financeira e a redução das desigualdades, em convergência com a conservação e restauração da Região Amazônica. Essas metas se associam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU e estão intimamente conectadas com a doutrina cooperativista”, afirma Meinen.
Além dos objetivos descritos pelo executivo, haverá incentivo para a identificação de soluções financeiras inovadoras e sinergia com o setor público, sempre com foco no impacto positivo e sustentável em toda a área.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 ocorre até 12 de dezembro, nos Emirados Árabes. O encontro reúne mais de 200 líderes internacionais e milhares de participantes, de 197 países diferentes, que discutem soluções para mitigar os efeitos do aquecimento global.
Em 9 de dezembro, Ênio participa do painel “Cooperativas aliadas da sustentabilidade ambiental e segurança alimentar”, às 6h30min. (horário de Brasília), com transmissão ao vivo por meio do canal no YouTube.