Dicas para ajudar a sua vida financeira

Como o cooperativismo pode ajudar a sua vida financeira? O Sicoob separou algumas dicas de finanças para você. Confira!

Tempo de leitura: 9min 12seg

As finanças são um assunto que faz parte da nossa rotina. Afinal, seja para estudar, viajar, ter qualidade de vida e empreender, você precisa de dinheiro.

Manter as contas em dia e ainda construir uma reserva para realizar nossos sonhos é a meta de boa parte dos brasileiros. Alcançar esse equilíbrio na vida financeira é possível, mas é preciso ter disciplina e fazer escolhas inteligentes.

Para ajudar, separamos 5 dicas que podem melhorar sua vida financeira. Confira!

1. Estude sobre finanças

Falar sobre dinheiro nem sempre é simples. Você pode ter dificuldades para gerenciar seus ganhos ou até mesmo achar o assunto chato.

A verdade, no entanto, é que você precisa entender sobre dinheiro para que ele possa se tornar seu aliado e não um problema no final do mês.

Por isso, a primeira dica é estudar sobre finanças. A melhor parte: é possível fazer isso de forma simples, prática, fácil e gratuita!

Um exemplo é o Se Liga Finanças Online, uma trilha de conhecimento criada pelo Instituto Sicoob para quem deseja começar uma relação diferente com o dinheiro.

No curso, você aprenderá sobre conceitos-chaves do mundo de finanças, como consumo, orçamento pessoal, endividamento e investimento. 

São seis módulos curtos e interativos, com exercícios práticos e vídeos de curta duração. O curso é gratuito e totalmente online.

Sabendo os principais conceitos de finanças, fica mais fácil aplicar na sua vida e alcançar seus sonhos no futuro, sejam eles abrir seu próprio negócio ou até mesmo conhecer outro país!

2. Faça um planejamento financeiro

Após você se familiarizar com os termos financeiros, é o momento de colocar em prática seus conhecimentos.

Lembra que falamos que para lidar com dinheiro é preciso ter disciplina? Então, o planejamento financeiro exige essa habilidade.

A dica é que você organize suas finanças pessoais, registrando todos os meses seus gastos e receitas. 

É importante descrever cada uma das suas despesas e ganhos, além de colocar as datas previstas para cada um desses itens. 

Com o planejamento financeiro em mãos, você terá uma visão ampla da sua situação financeira e poderá traçar estratégias para mudá-la e melhorá-la.

A melhor hora para ganhar o controle financeiro é agora e, mesmo soando complicado, é muito simples fazer esse acompanhamento. Com um app no celular, como o Sicoob Minhas Finanças (disponível no Google Play ou na App Store), você consegue saber o que entra e sai da sua conta na palma da sua mão.

3. Analise as opções antes de contratar um serviço financeiro

Quando abrimos uma conta em um banco, geralmente precisamos pagar uma taxa mensal para usufruir dos seus serviços, como fazer uma transação ou ter acesso ao cartão de crédito.

Mesmo que a abertura de conta seja gratuita, por exemplo, é comum que as instituições cobrem mais nas taxas e juros pelos serviços realizados. 

Esses são os gastos invisíveis, que nem lembramos que existem. Eles também são responsáveis por afetar o nosso planejamento financeiro.

É impossível não ter esse tipo de gasto, afinal, nenhum banco trabalha de graça. Contudo, sabia que é possível reduzi-los consideravelmente e ter acesso aos mesmos serviços de um banco?

Por meio de uma instituição financeira cooperativa, como o Sicoob, você pode conseguir taxas mais justas para os mesmos serviços financeiros.

Além disso, as cooperativas não têm fins lucrativos e todos os cooperados também são donos, ou seja, tem participação econômica e direito a voto na gestão da instituição.

Sendo assim, associar-se a uma  instituição financeira cooperativa pode ser uma opção interessante para cuidar melhor das suas finanças com melhores condições e mais vantagens.

O caminho para fazer essa mudança ficou ainda mais fácil com o Open Finance, que permite a você compartilhar seus dados e serviços de uma instituição financeira para outra.

Veja: Como funciona o Open Finance e como ele permite que você tenha um serviço ainda mais personalizado no Sicoob!

4. Economize um pouco todos os dias

É aqui que entra o que mencionamos no início deste texto: as escolhas inteligentes. Você pode optar sempre por produtos e serviços com mais benefícios.

Além de se tornar um cooperado, pois já conseguirá economizar com as taxas, você sempre pode pesquisar e negociar. 

Por exemplo, se você precisa de uma geladeira nova, pesquise os preços nas lojas online e físicas. Veja quais modelos têm mais eficiência energética para economizar na conta de luz. 

Além disso, considere pagar o item à vista, pois isso pode abrir caminho para uma melhor negociação e resultar em descontos na compra.

Os seus hábitos também influenciam muito os seus gastos. Portanto, entender o seu perfil de consumo é fundamental para trocar alguns comportamentos e ver o saldo positivo na sua conta no fim do mês.

Se tem espaço em casa, que tal fazer uma horta e economizar na compra de ervas e verduras frescas? Possui carro? Opte por fazer caminhadas em trajetos de curta distância e economize no combustível.

Consumindo de forma consciente, você contribui com o seu bolso e também coopera com o bem-estar das comunidades ao seu redor. 

5. Negocie suas dívidas

Imprevistos podem acontecer e você pode não ter uma reserva financeira de emergência. Nessas situações, é comum se ver em uma situação complicada e nem sempre conseguimos manter o compromisso de pagar nossas parcelas em dia. Contudo, é importante se organizar para poder quitá-las e ter mais flexibilidade com sua renda.

Caso você tenha parcelas atrasadas e até mesmo uma dívida de longo prazo, o primeiro passo é levantar o total delas, incluindo juros. Depois, priorize qual dívida é mais importante e deve ser paga mais rápido.

Por fim, entre em contato com a operadora responsável pela cobrança da dívida e renegocie os prazos e os valores das parcelas. Uma boa dica é aproveitar o saque extraordinário do FGTS para colocar sua vida financeira em dia.

As vantagens do cooperativismo financeiro

Uma vida financeira nos trilhos é ainda mais fácil se você fizer parte de uma cooperativa financeira. 

Primeiro, porque as soluções financeiras da cooperativa são mais práticas e modernas, oferecendo a mesma garantia e segurança dos bancos tradicionais. Segundo, pois você tem acesso a taxas de juros melhores nas operações de crédito.

Além dessas duas vantagens, o cooperado tem um atendimento humanizado e personalizado, encontrando soluções de financiamento que se encaixam na sua realidade.

E por falar em realidade, o seu entorno é transformado com mais inclusão e educação financeira, já que os recursos captados por uma cooperativa financeira são alocados na região em que ela está inserida.

Confira os depoimentos dos cooperados e funcionários do Sicoob na comunidade do Alto Vera Cruz!

Por fim, ao ser cooperado você também tem participação nos resultados financeiros da cooperativa. Ou seja, uma parte do seu investimento volta para você!

É por isso que o Sicoob é mais que uma escolha financeira. Saiba como ser um cooperado Sicoob!

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email