Espaço destinado ao pop-up. Visitantes do site não visualizam este alerta.

AGO 2024

Exerça o poder de transformação do seu voto.

Abra sua Conta

Clique e confira passo-a-passo.

Seguros

Proteção para o que você ama.

Plano Safra

Conte com o Sicoob Agrocredi.

 

 

 

Acesso Rápido

Portal de Segurança: Prevenir é a melhor ferramenta!

À medida que os criminosos desenvolvem sistemas cada vez mais sofisticados para identificar e contornar medidas de segurança, instituições e clientes deve permanecer à frente.

 

 

 

 

 

Notícias

null 3 dicas para pagar o IPVA e o IPTU sem apertos

09/03/2020 10:33

Se não for possível pagar à vista ou parcelado, você tem uma terceira opção: contar com crédito para quitar de vez as contas do início do ano.

No início do ano, as contas podem gerar desequilíbrio no orçamento e provocar, por vários meses, um buraco no saldo mensal. Por isso, é importante analisar muito bem quais gastos vale a pena quitar à vista e quais você deve parcelar.

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode ser feito integralmente, com desconto que pode chegar até 10% do valor total, ou em três parcelas. Alguns perfis são isentos do imposto: proprietários de automóveis antigos, de veículos com potência menor que 50 cilindradas, de carros adaptados para portadores de deficiência e de táxis, além dos carros diplomáticos e das máquinas agrícolas.

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) também pode ser feito à vista ou parcelado, mas cada cidade define o percentual do desconto que vai oferecer. Com a isenção, acontece o mesmo – por exemplo, quando o valor do imóvel está abaixo da média estabelecida para o bairro ou a região.

Separamos algumas dicas para você quitar o IPVA e o IPTU no começo do ano sem prejudicar os meses seguintes.

1. Posso pagar à vista

Se você tem dinheiro para quitar à vista, aproveite o desconto. Mas faça as contas e veja se realmente terá recursos para não comprometer o orçamento. Calcule se o percentual de desconto vale a pena comparando com outras contas essenciais que precisam ser pagas no início do ano.

2. Prefiro parcelar

Se o parcelamento for mesmo a melhor saída, não se esqueça de que os valores entrarão no orçamento mensalmente e, se for possível, prepare-se durante os meses seguintes com uma reserva de emergência para realizar o pagamento no próximo ano sem precisar do parcelamento. Assim, você terá a tranquilidade de pagar à vista.

3. Preciso contar com crédito

Caso a sua realidade não possibilite quitar essas contas à vista ou parcelado, há a possibilidade de recorrer a um crédito para quitar os impostos sem comprometer o seu orçamento. No Sicoob, você conta com as seguintes opções: crédito consignado e pessoal*.  Ambos contam com taxas mais atrativas, o valor é creditado direto em conta corrente, e para o consignado o desconto é em folha. Quer saber mais sobre as linhas de crédito do Sicoob? Acesse!

*Sujeito a análise cadastral e de crédito, existência de margem disponível para a consignação em seu salário e aprovação por seu empregador.

Encontre o Sicoob mais próximo de você.

Ou, se preferir, selecione um Estado e Cidade