Notícias

null Educador financeiro do Sicoob orienta como aproveitar com consciência o novembro de descontos

17/11/2021 16:57

Saiba como evitar dívidas na famosa época das promoções

Este mês, tanto as pequenas quanto as grandes redes varejistas anunciam a participação no maior período de promoções e descontos do país. Frenesi entre os consumidores, mesmo durante a pandemia, novembro de 2020 movimentou mais de R$ 5 bilhões nas lojas on-line e físicas, cerca de 30% a mais do que em 2019, segundo a Neotrust/Compre&Confie.

Mas é possível aproveitar os descontos e, mesmo assim, fazer compras com consciência? Para auxiliar os consumidores nesta missão, o educador financeiro Eduardo Souza Trigueiro, do Sicoob, separou algumas orientações.

A data, que este ano acontece oficialmente em 26 de novembro, ocorre nas proximidades das festas de fim de ano, em que também é esperado um crescimento nas vendas, principalmente em meio a tantas ofertas irresistíveis. No entanto, nem sempre esses descontos valem a pena.

"Percebemos em períodos anteriores que, muitas vezes, aqueles produtos anunciados como se estivessem em uma oferta tentadora, estão muito mais caros do que o normal. É a metade do dobro. Imagino que esse ano não será diferente, por isso a pesquisa dos preços ao longo do ano é fundamental", diz Eduardo.

Se o consumidor já estava esperando um momento propício para efetuar a compra de determinado produto, vale a pena fazer a pesquisa do valor, evitando, assim, sustos futuros. Além da comparação, o educador financeiro listou outras formas de aproveitar as ofertas de novembro:

Evite compras por impulso

Geralmente, as pessoas não se planejam para este período, compram pelo impulso de ter um preço menor do que anunciado antes. Portanto, sabendo da proximidade da data, veja se terá como arcar com a fatura do cartão de crédito.

Cuidado com os parcelamentos

Evite parcelamentos longos. "No último ano, fomos pegos de surpresa com a pandemia da Covid-19 e isso nos mostrou como a nossa situação pode mudar rapidamente, de um dia para o outro", destaca. Para ajudar, se pergunte: até quanto posso garantir do meu orçamento para pagar essas parcelas?

Antecipe os presentes de fim de ano

Se você já sabe qual presente vai dar ao familiar e/ou no amigo secreto, os descontos de novembro são uma excelente oportunidade para antecipar os mimos.

Faça um planejamento financeiro

Não precisa gastar mais do que ganhar e nem ser escravo de anotações para ter um planejamento financeiro. "Faça pequenas anotações colocando o limite da sua renda mensal, tirando os descontos na carteira e contas fixas".

Acesse as Clínicas Financeiras

Se ainda assim você não conseguiu se organizar, acesse o site das Clínicas Financeiras Virtuais e agende um papo com orientador financeiro do Sicoob. É simples, intuitivo e gratuito. "Por lá, nós damos dicas e ajudamos a fazer o planejamento financeiro. Não precisa ser cooperado ou ter qualquer ligação com o Sicoob. É um serviço voltado totalmente à população", destaca Eduardo.