Notícias

null Cooperados do Sicoob Agrocredi recebem mais de R$ 10 milhões

29/07/2021 11:32

Diferente de uma instituição financeira tradicional, na cooperativa de crédito todo associado é, ao mesmo tempo, cliente e dono de sua cooperativa e, por isso, envolve-se e participa das decisões e dos resultados. Além de contar com taxas e tarifas muito mais competitivas, uma vez que o objetivo não é o lucro, mas propiciar a cada associado o acesso a produtos financeiros ao menor custo possível, os cooperados contam com a devolução de sobras (resultado) ao final de cada exercício, proporcionalmente à sua fidelidade operacional durante o ano.

“As sobras são equivalentes ao lucro em empresas não-cooperativas e esse valor é revertido aos cooperados. Como cada associado é também dono da sua cooperativa, nada mais justo do que compartilhar com ele o resultado”, explica o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Agrocredi, Geraldo Souza Ribeiro Filho.

Considerando esse aspecto, as sobras de mais de R$ 10 milhões referentes ao resultado de 2020 do Sicoob Agrocredi serão distribuídas aos mais de 55 mil cooperados, proporcionalmente ao uso de produtos e serviços feito por cada um ao longo do último ano.

O presidente avalia que o mecanismo de cashback, utilizado mais recentemente para reembolsar parte do preço pago por bons clientes de bancos e plataformas de serviços financeiros, é praticado nas cooperativas desde o seu surgimento, sendo um benefício garantido pelo modelo de negócio e que os cooperados do Sicoob já contam há anos.

Além das sobras, os associados do Sicoob Agrocredi usufruem ainda de outro grande diferencial: um atendimento consultivo e humanizado, recebendo orientações voltadas para o sucesso e crescimento da sua vida financeira. É justamente pela parceria com o associado e com a comunidade que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – medida que permite comparar a qualidade de vida, levando em consideração aspectos econômicos e sociais – é maior onde há atuação das cooperativas. “O cooperativismo financeiro é comprometido com os indivíduos, empreendedores e comunidades onde se faz presente, destinando investimentos e fomentando ações para desenvolvimento das regiões onde está inserido”, observa.

Ele ressalta que, numa cooperativa de crédito, o associado conta com um portfólio capaz de atender a todas as suas necessidades financeiras, que incluem conta corrente, cartões, seguros, consórcios, previdência, cobrança, pix, financiamentos, poupança e crédito.

“Nossa oferta é completa, capaz de suprir as necessidades financeiras de pessoas físicas, jurídicas e produtores rurais. Além disso, quem quiser fazer parte do Sicoob Agrocredi pode tanto se deslocar até uma de nossas agências, bem como fazer sua associação pelo App Sicoob, disponível nas lojas de aplicativos dos smartphones. Estamos preparados para atender nossos associados tanto presencialmente, como digitalmente, com conveniência e comodidade que precisam”, diz.