Notícias

null Dia Mundial do Meio Ambiente

02/06/2021 10:18

Dia 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data que inspira cuidado, respeito à vida e cooperação com o bem-estar do nosso planeta. 

A gente sabe bem o valor de tudo isso, tanto que, de norte a sul, nossas cooperativas não poupam ações que beneficiam a natureza. Elas fazem isso porque sabem que investir na preservação ambiental gera ganhos para todas as pessoas. 

Neste conteúdo, compartilhamos com você algumas iniciativas que nos enchem de orgulho. Confira e inspire-se conosco! 

 

Uma parceria que planta sustentabilidade  

Em parceria com o Projeto Plantar, cinco cooperativas da Central Sicoob UniMais passaram a apadrinhar 16 mudas de árvores nativas às margens do Rio São Francisco. Ao todo, foram plantadas 80 árvores que serão responsáveis pela retirada de 23,84 toneladas de carbono da atmosfera em até 20 anos. Cada árvore plantada tem um código, para que o processo de produção de mudas, plantio e manutenção possa ser acompanhado. Muito legal, não é? 

Preservar a fauna é uma iniciativa que não pode entrar em extinção.

O projeto Adote um Ninho é uma iniciativa em parceria com o Instituto Arara Azul, com sede na cidade de Campo Grande - MS. O recurso investido na iniciativa é revertido em ações de monitoramento e manejo de ninhos de Arara Azul no Pantanal sul mato-grossense, o que ajuda a manter as aves livres na natureza e promover a conservação da biodiversidade. 

Projeto Solo Vivo 

Desde junho de 2020, o Sicoob participa do Solo Vivo – um projeto realizado em Puxinanã/PB que incentiva a recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de mudas frutíferas e árvores nativas, além de cobertura do solo com resíduos vegetais colhidos em ruas e parques por voluntários. Até maio de 2021, cerca de 180 árvores nativas foram plantadas e uma área de 10.000m2 foi coberta com resíduos vegetais, já apresentando sinais de recuperação. 

Mais vida no sertão 

Em 2018, as matas ciliares da região de Pajeú – no sertão pernambucano – passaram a contar com uma unidade de produção de mudas nativas para distribuição, que foi construída para ajudar a recompor a vegetação nos estados de PE e PB. O Sicoob apoiou a construção da unidade, que permanece em atividade e já distribuiu cerca de 5 mil mudas. Além disso, também são realizadas ações de educação ambiental em escolas da região. 

Um mergulho nas águas limpas no Rio Capivari 

Por meio do programa Pagador Produtor de Água, o Sicoob contribui financeiramente com famílias ribeirinhas de produtores rurais que preservam o Rio Capivari com ações como plantio de árvores, limpeza e cercamento de nascentes. Essas ações contribuem para que o rio continue vivo e com bom volume de água, mantendo-se como uma das principais fontes de abastecimento do município de Bom Despacho - MG. 

Imagine cooperados gerando sua própria energia 

Buscando ampliar a distribuição de energia renovável, proporcionando aos seus cooperados a geração da própria energia de forma simples, limpa e sem altos investimentos, o Sicoob firmou, em dezembro de 2019, parceria com a empresa paulista Sunwise. A iniciativa oferta a locação de sistemas fotovoltaicos disponibilizados em fazendas solares, ficando a empresa responsável pelos processos de instalação, operação e manutenção, entregando os benefícios com zero risco de ruptura operacional e nenhuma interferência no dia a dia. 

O convênio permite o acesso a uma opção viável aos cooperados que não têm condições de investir em sistemas geradores próprios, como pequenos comerciantes, pessoas físicas e alguns produtores rurais. Em comparação ao padrão concessionário de energia elétrica atual, o modelo ofertado é mais econômico e eficiente. 

 

Gostou das ações e ficou inspirado a fazer a sua parte? 

Cooperando com hábitos simples, em casa, podemos fazer uma grande diferença. 

 

Para economizar água e energia 

  • Se possível, evite usar a mangueira para lavar o carro, o quintal ou a calçada 

  • Tome banhos mais curtos 

  • Ao lavar louça e escovar os dentes, só ligue a torneira na hora do enxágue 

  • Faça a manutenção preventiva do sistema hidráulico da sua casa para consertar possíveis vazamentos e reduzir desperdícios 

  • Dê preferência para lâmpadas de LED - elas gastam 75% menos energia e duram muito mais 

  • Ao fechar a geladeira, verifique se o eletrodoméstico está vedado corretamente 

 

Redução e descarte de lixo 

  • Separe o lixo orgânico do seco 

  • Reutilize embalagens e outros recicláveis, dando a eles novas funções 

  • Ao fazer compras, utilize sacolas reutilizáveis 

  • Escolha receber suas faturas digitalmente, sempre que possível 

  • Tenha uma caneca para usar no trabalho e evite o uso do copo plástico 

  • Não descarte pilhas, lâmpadas, medicamentos e baterias no lixo comum, elas podem contaminar o solo e lençóis freáticos. Algumas cooperativas do Sicoob são pontos de coleta, entre em contato com a sua e informe-se. 

  • Não jogue óleo de cozinha na pia ou no lixo comum. Além de entupir tubulações, pode contaminar os lençóis freáticos. Guarde o óleo usado em garrafas e descarte-o em postos de coleta 

Com a cooperação de todos, essas iniciativas ajudam e muito o planeta. 

Faça a sua parte e abrace o seu papel para o futuro das próximas gerações.