Segurança Segurança

Golpe do Whatsapp Golpe do Whatsapp

Um novo golpe está ganhando força, A CLONAGEM DO WHATSAPP, por isso, ao receber qualquer solicitação de transação de familiar ou amigo, ligue pra pessoa para confirmar.

A dica para se proteger é ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp:

Acesse as CONFIGURAÇÕES ou AJUSTES do WhatsApp, em seguida clique em CONTA e CONFIRMAÇÃO/VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS:    

 

Forneça seu endereço de e-mail e em seguida cadastre um PIN de 6 dígitos. Periodicamente o WhatsApp irá solicita-lo.

 

Atenção: clonagem de contas do WhatsApp vem sendo aperfeiçoada. A nova modalidade têm como alvo pessoas que publicaram anúncios em sites de vendas e disponibilizaram um número de celular.

Com a informação, os autores do golpe enviam uma mensagem se passando pela empresa que hospeda o anúncio. A ideia é alertar a pessoa sobre uma suposta necessidade de manter o anúncio ativo com o envio de um código:

 

Caso ela não perceba que se trata de mensagem do WhatsApp e envie o código, seu acesso é cancelado e a conta é transferida para o outro aparelho. Assim, mesmo com número diferente, os cibercriminosos terão acesso ao histórico de mensagens da vítima.

Portanto, ativando a verificação em duas etapas do WhatsApp mesmo que a vítima informe o código de ativação, o criminoso terá que pedir a senha da dupla autenticação e como isso já sai do contexto do anúncio, a pessoa pode perceber a fraude.