O Sicoob Transcredi conquistou o terceiro lugar em eficiência no cenário nacional das cooperativas do sistema Sicoob. Quanto mais eficiente a cooperativa, maior também será a capacidade dela de oferecer melhores condições em produtos e serviços aos associados.
O critério de eficiência é baseado em uma metodologia específica de mercado, que estabelece o quanto uma instituição financeira gasta para gerar receita. Nessa avaliação, quanto menor o índice, melhor. Isso acontece de duas formas. Ou melhorando a margem de contribuição, diminuindo as despesas de captação, ou reduzindo as despesas fixas, explica o gerente da Assessoria de Planejamento do Sicoob, Hugo Rodrigues Ferreira.
De acordo com a presidente do Sicoob Transcredi, Ana Rauber Balsan, todo esforço e dedicação das ações desempenhadas pela cooperativa estão apresentando resultados. É um trabalho desenvolvido ao longo do tempo, na melhoria de processos internos, redução de custos, no ganho de produtividade e no comprometimento de toda a equipe, afirma a presidente. Para ela, este ranking é motivo de comemoração. «Melhorar a eficiência é uma preocupação geral das instituições financeiras, e estar alinhado a essa realidade é algo do qual nos orgulhamos, pois, significa que estamos no caminho certo», pontua.
Este é um índice divulgado anualmente, e que ano após ano a cooperativa tem apresentado um resultado melhor. «Se queremos chegar ao final de cada ano com bons resultados, é crucial termos como prioridade a redução dos custos e nos tornarmos cada vez mais competitivos, buscando atender as necessidades dos associados. É sempre com foco nisso que temos planejado nossas ações, completa a presidente.