O empréstimo consignado (ou crédito consignado) é um tipo de empréstimo pessoal, cujo pagamento é descontado diretamente do contracheque ou do benefício recebido pelo INSS (no caso de beneficiários aposentados ou pensionistas).
Podem ter acesso ao empréstimo consignado, os servidores públicos, os aposentados e os pensionistas, bem como os funcionários de empresas privadas (desde que conveniadas à instituição em que se contrate o crédito).
Devido à maior garantia de pagamento (descontado direto do contracheque ou do benefício), o empréstimo consignado é uma das modalidades com maior facilidade e rapidez de contratação. E trata-se também de uma das modalidades de crédito com uma das menores taxas do mercado.
Saiba mais:
Quais os documentos necessários para pedir o empréstimo consignado?
O processo é relativamente simples, sendo necessário ao solicitante do crédito portar: RG | CPF | comprovante de residência | contracheque.
Em geral, não é preciso ser associado do Sicoob Transcredi para pedir o empréstimo consignado. Apenas no caso de funcionários municipais, é preciso que haja vínculo entre as instituições. (não é uma obrigatoriedade de todas as IFs, no nosso caso sim)
Quem está com nome sujo pode pedir empréstimo consignado?
Assim como em toda operação de empréstimo ou financiamento, a cooperativa costuma fazer análise de crédito do solicitante, podendo negar o pedido. Contudo, no caso específico do empréstimo consignado, como o pagamento é descontado diretamente da folha ou do benefício do INSS, há mais garantias para a instituição financeira. Por isso, em muitos casos, mesmo com nome sujo ou negativado, o crédito consignado costuma ser concedido.
Há algum limite para o empréstimo consignado?
Segundo a Lei 10.820/2013, o valor da parcela do empréstimo consignado não pode ser superior a 30% do salário ou benefício do solicitante de crédito. Um exemplo: se o seu salário for R$ 2.000,00, a mensalidade máxima do empréstimo consignado será limitada a R$ 600,00.
É possível fazer mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo?
Sim. Só que a soma das parcelas mensais não poderá ultrapassar o limite de 30% do seu salário ou benefício. A análise de crédito feita pela instituição financeira deverá checar isso, garantindo que você não acabe com uma parcela grande demais para o seu bolso.
Quais as taxas do empréstimo consignado?
Entre as modalidades de crédito, o empréstimo consignado é uma das que apresenta taxas de juros mais baixas, que podem variar de uma instituição financeira para outra. No Sicoob Transcredi é possível fazer contratação com taxas a partir de 1,46 % ao mês.
Quando vale a pena pedir um empréstimo consignado?
Embora o crédito consignado tenha umas das menores taxas do mercado e seja uma opção de fácil contratação, é preciso analisar bem seu orçamento e a real necessidade de crédito, antes de fazer o pedido. Lembre-se de que o desconto do pagamento das parcelas do consignado é feito diretamente do contracheque ou do benefício. Considere, portanto, que você receberá menos por mês e não terá como atrasar o pagamento da dívida.
Agora, caso você já esteja comprometido com outras dívidas que cobram juros maiores do que o consignado, pode valer a pena pedir o empréstimo para saldar os compromissos anteriores e ficar pagando uma taxa menor. Desde que, é claro, você organize suas contas e planeje-se para saldar o novo crédito, sem criar uma bola de neve. Uma boa opção é utilizar esse crédito para fazer uma viagem, comprar algo que está planejando, etc.
Gostou dessa solução? Entre em contato com a equipe Sicoob Transcredi e saiba mais, em Concórdia na Rua do Comércio, nº 207, Centro (49) 3444 3800 ou no Bairro São Cristóvão (49) 3444 3880. Em Erechim estamos na Rua Aratiba, nº 400, Centro (54) 3522 0180