Você está em: Histórico de Notícias


02/07/15

Sicoob São Miguel participa de curso sobre a elaboração de relatórios socioambientais


Adelita Adiers e Camile Bruns apresentaram indicadores para nortear a elaboração de relatórios

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/ SC) promoveu um curso inédito para funcionários de cooperativas no início de junho. Com intuito de auxiliar as cooperativas a elaborarem uma importante ferramenta de comunicação com seu público e de planejamento de gestão, mais de 20 pessoas participaram, em Florianópolis, do curso para elaboração do Relatório Socioambiental.

As instrutoras Adelita Adiers e Camile Rebeca Bruns, apresentaram indicadores que podem nortear a elaboração dos relatórios e as suas vantagens. De acordo com Adelita, especialista em Responsabilidade Social e Gestão do 3º Setor, existem muitos conceitos soltos sobre responsabilidade social e sobre a própria sustentabilidade, que acabam sendo um empecilho para as empresa e instituições que queiram iniciar um trabalho ou ter um outro olhar para as ações que já realizam. O foco principal do curso é tratar dos relatórios. Como demonstrar essas boas práticas, as ações que são desenvolvidas, através de um relatório. Falamos sobre alguns indicadores que são norteadores, mas nós não temos uma receita pronta, um modelo oficial de um balanço socioambiental, explicou.

Sustentabilidade e responsabilidade social

A auxiliar contábil do Sicoob São Miguel, Bruna Camila Von Dentz, participou do curso e relata a importância em estudar os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social, para a cooperativa. Fomos orientados de como nós, na cooperativa, impactamos no desenvolvimento sustentável da sociedade em que atuamos. O curso nos apresentou as ferramentas e indicadores de sustentabilidade que podem ser utilizados para que possamos divulgar um relatório socioambiental ainda mais completo e que atenda às necessidades dos nossos associados e da comunidade, afirmou.

Bruna, que atua na área de Contabilidade e Controladoria do Sicoob São Miguel, disse que a gente pode avaliar os conceitos de sustentabilidade dentro da cooperativa como um todo, pois nessa área é possível ter um visão geral das ações da cooperativa e propor melhorias no processo de divulgação, demonstrando à sociedade o quão comprometida a cooperativa está com a sustentabilidade.

Outro ponto destacado por Bruna sobre o curso são os Indicadores Ethos e o GRI (Global Reporting Initiative), que segundo ela, vão possibilitar ao Sicoob São Miguel ser ainda mais transparente na divulgação de suas ações. Os Indicadores Ethos de sustentabilidade foram desenvolvidos no Brasil por um instituto criado por grandes empresas brasileiras e que possibilitam a mensuração da sustentabilidade do negócio por meio de quatro dimensões: Visão e Estratégia, Governança e Gestão, Social e Ambiental.

Já o GRI (Global Reporting Initiative) é uma ferramenta internacional de sustentabilidade, aplicada em diversos países com os mesmos conceitos. O estudo sobre essas ferramentas é indispensável para a nossa cooperativa, finalizou.





Fonte: Sicoob São Miguel Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site