Estudantes, educadores e pais, participaram do Dia da Família na Escola e também do encerramento dos Jogos Coolímpicos, no inicio de outubro, nas dependências da Escola Amália Daltoé Agostini, em São Miguel do Oeste. Essas ações fazem parte do Projeto Educacional Cooperativo PEC, desenvolvido através Programa Cooperjovem, que tem como objetivo, disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, implantado na Escola a partir da parceria com o Sicoob São Miguel.
[caption id="attachment_4033" align="alignleft" width="609"]

Profissionais da Escola Amália e do Sicoob São Miguel[/caption]
Além disso, o Dia da Família na Escola cumpre objetivos do Plano Municipal de Educação, o qual prevê a integração entre escola e família. Em um relato feito por professores da escola Amália Daltoé Agostini, a avaliação foi positiva. Nós, educadores da escola, ficamos felizes com a presença dos familiares e alunos no evento, pois nossa intenção é aproximar, cada dia mais, família e escola. A presença dos pais dentro da escola mostra a seus filhos o quanto importante é a educação nessa família, mostra às crianças a valorização que os pais dão à escola, a educação, a aprendizagem e aos filhos enquanto alunos. Quanto mais os pais participarem da escola, mais a escola melhora, disseram.
Os pais Cláudia Regina de Pizzol e Cláudio Fernando Brisola, avaliaram com alegria a realização da atividade. Segundo eles, momentos como esse contribuem na disciplina e no aprendizado do estudante. Cláudia e Cláudio sempre procuram acompanhar o filho, Bruno Henrique Brisola, de 09 anos, nessas atividades. É um momento importante, onde a gente pode acompanhar de perto o desenvolvimento dos estudantes, de aproximar a escola da família, disseram.
Escola, espaço de convivência
A escola é um importante espaço de convivência e aprendizado. Por isso, o Programa Cooperjovem busca inserir-se nessas realidades para promover a prática da cooperação, incentivando a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade, sugerindo que a cooperação seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.
Para a estudante Stefanie Pelissari, o que ela mais gosta no espaço da escola Amália Daltoé Agostini, além das amizades, é o recreio monitorado. As crianças se sentem mais seguras, pois os monitores além de distribuir brinquedos, ajudam a cuidar das brincadeiras e com isso não tem brigas, disse ela.
Isadora Guaresi, que também é estudante, diz que as coolimpíadas estimularam um espírito cooperativo diferente das olimpíadas tradicionais que visam apenas a competição. Todos ganhamos, destacou.
A estudante Eduarda Accadroli Martini, complementou ainda, que o encerramento dos Jogos Coolímpicos foi o fechamento perfeito para tudo o que foi feito durante as coolimpíadas Foi lindo ver os pais participando e cooperando nas brincadeiras e atividades, assim eles puderam vivenciar as experiências que temos na escola com o programa Cooperjovem, finalizou.
[caption id="attachment_4037" align="alignleft" width="833"]

Alunos realizaram apresentação peça teatral sobre a origem dos Jogos Coolímpicos[/caption]
[caption id="attachment_4036" align="alignleft" width="831"]

Todos foram envolvidos nas atividades[/caption]
[caption id="attachment_4040" align="alignleft" width="835"]

Foram realizadas diversas atividades de integração e cooperação[/caption]
[caption id="attachment_4034" align="alignleft" width="836"]

O evento reuniu educadores, alunos, famílias e cooperativa[/caption]