A abertura aconteceu com palestra Gestão para a Excelência: Desafios em cenários de mudanças exponenciais, com Jairo Martins da Silva, presidente-executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), órgão responsável pela criação da metodologia do PDGC em parceria com o SESCOOP Nacional. Em sua abordagem, Jairo enfatizou as mudanças e inovações no mundo, o objetivo da conversa é fazer uma provocação: como nós podemos nos transformar no dia a dia. As mudanças acontecem de forma acelerada e temos que estar atentos. O setor de cooperativas é um grande sustentáculo da economia brasileira.
[caption id="attachment_4910" align="aligncenter" width="640"] O evento reuniu mais de 40 pessoas em Florianópolis.Jairo ainda destaca que o PDGC é uma valiosa ferramenta o programa é muito bem estruturado, porque você só entra no rumo da excelência através da gestão. A fala do presidente da FNQ foi confirmada com a apresentação dos cases das cooperativas catarinenses premiadas no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão em 2017, dentre elas, o Sicoob São Miguel, que apresentou a prática referente à elaboração do Relatório de Gestão e Sustentabilidade, a qual tem base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização multistakeholder, sediada na Holanda, que regula o conjunto de diretrizes internacionais mais utilizadas na atualidade para a elaboração de relatos de sustentabilidade. O Workshop Avaliação da Maturidade da Gestão e Processos de Avaliação, ministrado por Luciana Matos Santos Lima, Especialista Técnica da FNQ, encerrou o evento.
[caption id="attachment_4913" align="alignleft" width="640"] Participaram do evento as profissionais do Sicoob São Miguel, Fabiane Perassoli, contadora e Joiciane Tressoldi, supervisora de gestão de pessoas, que são responsáveis pelo acompanhamento do programa na cooperativa.