
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) promoveu neste mês de março, em Chapecó, os primeiros encontros dos Grupos de Estudos Pedagógicos (GEPs) de 2016. O evento reuniu, em dois dias de capacitação, professores e coordenadores das cooperativas que atuam com o Programa Cooperjovem no oeste catarinense.
Segundo a professora de São Miguel do Oeste, Aliete Inês Mittmann, que participou da formação, foi realizado apresentação do andamento dos Projetos Educacionais Cooperativos (PEC´s) desenvolvidos nas escolas e orientação sobre avaliação do Programa pela instrutora Maria Denise Crespo Nunes. O evento oportunizou o conhecimento de práticas pedagógicas baseadas na cooperação através da apresentação das diversas escolas presentes. Possibilitou também a apresentação do projeto realizado na Escola Amália Daltoé Agostini em parceria com a Sicoob São Miguel, destacou.
Aliete disse ainda que a formação continuada subsidia o alicerce ao planejamento e a realização de ações e atividades apoiadas na adoção de valores cooperativos, na prática educacional e fundamentos para desenvolver a cultura da cooperação. A formação dos professores é oferecida de acordo com os pressupostos do Programa. Fundamenta a prática da cooperação, a solidariedade, a ajuda mútua entre a comunidade escolar. A democracia e os valores vivenciados na escola são percebidos nas relações sociais e se refletem no ensino aprendizagem de professores e alunos, enfatizou.
Atividade
As atividades foram conduzidas pela instrutora Denise Nunes e contaram com o acompanhamento da assistente de promoção social do Sescoop/SC, Thalyta Correia. O objetivo foi iniciar a preparação das escolas para a continuidade dos Projetos de Educação Continuada (PEC´s) em sala de aula neste ano, ampliando a visão para aperfeiçoar o desenvolvimento das atividades. Criamos uma ferramenta inovadora que pretende conhecer o que pensam alunos, famílias, professores, funcionários e gestores sobre os efeitos do CooperJovem em todas as escolas, ressalta a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza.
A avaliação, segundo Patricia, será aplicada pelas cooperativas e escolas parceiras da iniciativa até o mês de abril. Com isso, poderemos observar os resultados quantitativos e qualitativos da implementação da nova metodologia do CooperJovem, aplicada através da realização dos Projetos Educacionais Cooperativos (PEC´s)".
Durante a formação, Denise retomou o processo pretendido, destacando questões do cooperativismo, do Cooperjovem, da escola, mudança na cultura escolar para formar cidadãos mais cooperativos, ato político e ato cooperativo, entre outros aspectos.
Os Projetos de Educação Continuada têm por objetivo a construção de um ambiente cooperativo em sala de aula para originar atitudes de respeito, colaboração e compreensão entre alunos e professores, bem como favorecer a construção coletiva de conhecimentos.
Segundo Denise, todo o processo de aprendizagem corresponde a um objeto de avaliação no caso do Cooperjovem, o objeto é o resultado atual do PEC. Com relação ao PEC, os objetos são os resultados esperados pelo plano de avaliação. A avaliação participativa proporciona coerência aos pressupostos do Programa e possibilita uma visão crítica sobre a aplicação da proposta pedagógica. Os resultados poderão guiar a tomada de decisões futuras a respeito do que deve ser mantido, transformado ou construído, explica.
Cooperjovem
O Programa CooperJovem tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo por meio de atividades educativas em escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o Brasil. A iniciativa reforça o 5º e o 7º Princípios do Cooperativismo, almejando que a cooperação, base do sistema cooperativista, seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.
Atualmente, o Programa abrange 29 cooperativas e 89 escolas da rede pública de ensino em 59 municípios catarinenses. A iniciativa beneficia professores e alunos da educação infantil e do ensino fundamental de todo o Estado. Somente neste ano, 03 novas cooperativas e 13 novas escolas ingressaram no programa, ressalta Patricia.
Patricia enfatiza que o Programa CooperJovem está evoluindo a cada ano e, essa crescente demanda, tem feito com que suas etapas de desenvolvimento, acompanhamento e avaliação perpassem por fases de aperfeiçoamento contínuo.