[caption id="attachment_4838" align="alignleft" width="659"]

Participaram do encontro professores das escolas NEF Libório Romildo Kuhn e EEB Maria da Glória Mattos[/caption]
Foi realizado pelo SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina) em Florianópolis, a sexta edição do Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, reunindo mais de 230 pessoas no início deste mês. Professores de 84 escolas e coordenadores de 24 cooperativas, que fazem parte do Programa em 2018, acompanharam a programação do evento criada a partir do tema Educando para a Cooperação. O Cooperjovem é adotado em 53 municípios catarinenses, em escolas municipais e estaduais, realizado com o apoio de mais de 500 professores, e atinge mais de 28 mil alunos da educação fundamental e infantil.
A abertura do Encontro contou com a presença do presidente do Sistema OCESC, Luiz Vicente Suzin, e foi marcada pelo lançamento do livro Boas Práticas de Educação Cooperativa. Foi muito prazeroso e gratificante pegar o livro e ver a nossa prática A Família vai à Escola publicada, isso, com certeza, aconteceu devido à participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Saber que o esforço da direção, funcionários e principalmente dos professores valeu a pena, nota-se que o trabalho em grupo sempre se obtém resultados melhores, isso nos fortalece ainda mais para dar continuidade ao Projeto Educacional Cooperativo (PEC) na escola, comenta o coordenador do programa Cooperjovem e diretor da Escola NEF Libório Romildo Kuhn, de Palma Sola, Rodrigo Gritti.
[caption id="attachment_4840" align="alignleft" width="543"]

A prática 'A Família Vai a Escola' da NEF Libório Romildo Kuhn está presente no Guia de Boas Práticas lançado durante o encontro estadual[/caption]
Conforme o educador, o evento também foi de grande valia pois apresentou por meio de palestras, variados assuntos educacionais. Os palestrantes abordaram temas atuais, que realmente acontecem dentro das escolas, indiferente do tamanho e do espaço onde ela está inserida. Os professores encontram muitos desafios e dúvidas em relação a educação de hoje. Também podemos notar o avanço das tecnologias em nossa sociedade, no qual as crianças estão sendo inseridas cada vez mais cedo no mundo digital, isso mostra que o professor deve estar cada vez mais preparado, para alcançar os seus objetivos em sala de aulaavaliou o diretor, que também destacou sobre a contribuição do CooperJovem na escola em que atua. O programa contribui muito para o desenvolvimento de uma educação mais cooperativa, a grande maioria dos professores já fizeram a formação, e todos do grupo auxiliam e se empenham para que as ações do PEC sejam realizadas e os objetivos alcançados. Cada vez mais o Sicoob São Miguel está nos auxiliando em atividades para o desenvolvimento do trabalho coletivo e na relação das famílias com a escola. Construindo assim um ambiente escolar mais democrático onde todos são protagonistas, ficando claro para todos que a cooperação entre os diversos segmentos da comunidade escolar deve sempre acontecer para uma educação de melhor qualidade, enfatiza o educador agradecendo a Secretaria de Educação e a Administração Municipal pelo apoio e incentivo e ao Sicoob São Miguel, pela parceria.