
Com a doação de uniformes em desuso, feita pela cooperativa, foram confeccionadas 190 máscaras para entregar em comunidades carentes de Palmitos
Sabendo da necessidade que a comunidade de Palmitos está passando, em relação aos casos de coronavírus confirmados no município, o Sicoob Oestecredi decidiu contribuir com o projeto do Clã Pioneiro Xokléng, no 19º Grupo Escoteiro Gonçalves Dias, na doação de uniformes em desuso para a confecção de máscaras de proteção individual às famílias carentes.
De acordo com a Assistente de Gestão de Pessoas da cooperativa, Helena Ester Pasa, que também é membra do grupo de escoteiros, a ação do grupo ainda se estendeu na produção de sabão caseiro, recolhimento de doações de inverno, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza.
Conforme Helena, a ideia da doação de máscaras foi inspirada em ações feitas por outras cooperativas, que utilizaram seus uniformes velhos para a confecção do material. Em conversa com a diretoria da cooperativa a ideia foi levantada e aprovada.
Segundo Helena, várias doações foram recebidas e, após o período de arrecadação, foi realizada a costura das máscaras pelos membros do Clã, com auxílio de costureiras profissionais. As máscaras foram entregues ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), do município de Palmitos, que fará a distribuição do material as famílias selecionadas, e para a NUPAI - instituição de longa permanência para idosos.