O curso foi uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e reúniu representantes do Sicoob Maxicrédito, Sicoob Credial, Sicoob Creditaipu, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Noroeste, Sicoob São Miguel e Sicoob Oestecredi
[caption id="attachment_2220" align="alignnone" width="717"]

Foto MB Comunicação: O Sicoob Oestecredi de Palmitos, está participando com 3 dirigentes do Formacred[/caption]
O Sicoob Oestecredi de Palmitos, está participando com 3 dirigentes do curso de Formação para Dirigentes e Conselheiros Fiscais de Cooperativas de Crédito (Formacred), sendo que o segundo módulo aconteceu entre os dias 03 à 06 de novembro, das 08 às 18h, no Mogano Premium em Chapecó.
Conforme a Diretora Operacional Eliana Berlt, o encontro trouxe para o foco de discussão a Abordagem legal. Ela detalha que o curso foi uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e reuniu representantes do Sicoob Maxicrédito, Sicoob Credial, Sicoob Creditaipu, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Noroeste, Sicoob São Miguel e Sicoob Oestecredi.
Eliana destaca que a formação constante é uma necessidade para exercer o cargo de dirigente em cooperativa de crédito. O Formacred vem a contribuir com a esta necessidade de profissionalização dos gestores e conselheiros para o desenvolvimento das suas atividades na cooperativa. Os assuntos tratados são de suma importância para realizarmos o trabalho do dia a dia com mais clareza de informações e são sempre abordados de forma prática e atualizada, explicou.
O facilitador Paulo Learsi explicou ainda que o segundo módulo possibilitou trabalhar aspectos para que os conselheiros das cooperativas desempenhem com segurança e eficiência a parte legal, que é o que proporciona suporte às decisões, tanto do Conselho de Administração, quanto do Fiscal. Este módulo relembra os pontos legais, fazendo um resgate dos principais aspectos da legislação que afeta o dia a dia dos Conselheiros e formata a estrutura de governança. Como instituições financeiras, as cooperativas devem respeitar a regulamentação do Conselho Monetário Nacional e estão sujeitas à fiscalização do Banco Central, destacou.
O curso tem 96 horas/aula e é dividido em três módulos: abordagem comportamental (24 horas/aula), abordagem legal (36 horas/aula) e abordagem organizacional (36 horas/aula). A última fase está programada para o mês de dezembro.
Anualmente, o Sescoop/SC promove diversos cursos para os mais variados segmentos do cooperativismo destinados aos colaboradores das 253 cooperativas do Estado. A média de participação tem sido muito representativa e as avaliações demonstram que estamos atendendo as expectativas com relação à qualidade dos conteúdos e dos instrutores, avaliou o coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira.