Você está em: Histórico de Notícias


02/05/16

Sicoob São Miguel incorpora Coopercred de Joinville


Associados presentes à assembleia aprovaram a incorporação por unanimidade

 

Integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal, Diretoria Executiva, delegados e associados reuniram-se no dia 1º de abril, em Assembleia Geral Extraordinária conjunta do Sicoob São Miguel e Coopercred de Joinville. O ato foi realizado no auditório da sede do Sicoob São Miguel, em São Miguel do Oeste, tendo como pauta principal a apresentação de dados para a efetiva incorporação da cooperativa de Joinville.

Durante a assembleia foram apresentados os pareceres das auditorias independentes sobre as informações contábeis das duas cooperativas, bem como o parecer da comissão mista indicada pelos associados para acompanharem detalhadamente todo o processo. O presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, apresentou suas considerações sobre o procedimento de incorporação e, ao final, houve aprovação por unanimidade da junção.

Conforme Fronchetti, a cooperativa já recebeu a homologação do Banco Central, da incorporação da Indacredi, de Indaial, e agora a união de forças permite ampliar ainda mais a atuação do Sicoob São Miguel em Joinville. Absorvemos a Indacredi, realizamos um plano de negócios, cumprimos todas as etapas para viabilizar esse processo. Hoje coroamos todo esse trabalho e incorporamos as seis unidades da cooperativa de funcionários públicos de Joinville, com 10.500 associados. Agora temos oito Pontos de Atendimento em Joinville e manteremos a gestão séria e comprometida com os associados. São duas incorporações em 60 dias, isso exige grande volume de trabalho por parte da direção e funcionários, disse Fronchetti.

Ainda segundo o presidente, os associados do Sicoob São Miguel têm muito a ganhar com as incorporações. Nos dados consolidados é possível perceber que praticamente não há impacto negativo nos números do Sicoob São Miguel, sendo que a partir da união, os ativos passam a somar mais R$ 800 milhões. Serão aproximadamente 60 mil associados e mais de 300 funcionários.

A cooperativa terá um aporte de recursos do Fundo de Estabilidade Financeira (FEF) do Sicoob Multicredi, para repor os prejuízos da Coopercred e com 10 anos para devolver o empréstimo. A partir da incorporação, a Coopercred passa a ser uma cooperativa de livre admissão de associados e deixa de ser uma singular segmentada, que atendia basicamente funcionários públicos, pois toda a cooperativa é absorvida dentro das regras de atuação do Sicoob São Miguel.

Maria Teresa Soares, presidente da Coopercred até a incorporação, destacou que Joinville é uma cidade acolhedora e promissora, que recebeu o Sicoob São Miguel de braços abertos para fortalecer o cooperativismo. A Coopercred significa muito para nós funcionários públicos, que já tentamos outras incorporações e não tivemos sucesso. Meu sentimento em relação a esse momento é diferente, percebemos isso pelo tratamento das pessoas daqui e as que estão atuando em nossa cooperativa durante esse processo de transição, enalteceu.

O gerente Administrativo do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, parabenizou os associados das duas cooperativas pela união. Esse gesto fortalece o cooperativismo e tem o associado como o principal beneficiado, pois a união de forças vai potencializar o desempenho do Sicoob São Miguel. Acrescentou que essa aglutinação de cooperativas é um processo gradativo que tem ocorrido com outras instituições financeiras, sempre em busca de fortalecer suas ações. Lazzarotto garantiu ainda, todo o apoio da Central  para que se obtenha sucesso nessa nova caminhada.

O diretor do Sicoob Confederação, Francisco Reposse Junior, destacou que momentos como esses são fundamentais para fortalecer a marca e o sistema. O Sicoob é o maior sistema de crédito cooperativo do Brasil. E hoje ficamos muito felizes de saber que cada vez mais o sistema está amadurecendo e avançando em direção a novas conquistas, afirmou.





Fonte: Sicoob São Miguel Assessoria de Comunicação.

Voltar ao Site